> >
Turistas aparecem em Santa Teresa, no ES, e moradores reclamam

Turistas aparecem em Santa Teresa, no ES, e moradores reclamam

Mesmo com a implantação de barreiras sanitárias em três locais da cidade, movimentação de turistas chamou a atenção de moradores. Secretária de Turismo diz que hora "não é para passeios"

Publicado em 3 de maio de 2020 às 18:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Santa Teresa: restaurantes e bares na rua de lazer funcionaram em horário restrito
Santa Teresa: restaurantes  na rua do lazer funcionaram em horário restrito no final de semana. (Reprodução/Redes sociais)

A movimentação de turistas em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, no feriadão do Dia do Trabalho incomodou alguns moradores da cidade. A prefeitura montou três barreiras sanitárias nos acessos à região, para tentar conter a entrada de pessoas com sintomas de Covid-19. Mesmo assim, restaurantes no centro histórico da cidade receberam um bom número de clientes.

Nas páginas da prefeitura nas redes sociais, internautas cobraram uma atuação mais dura. Santa Teresa é uma das cidades consideradas pelo governo do Estado com risco entre moderado e baixo para contaminação. Por isso, lojas e restaurantes da região foram liberados para abrir, ainda que tenham que manter até 50% da capacidade de ocupação. O atendimento presencial aos clientes foi permitido apenas de 10h às 16h. Após esse horário os restaurantes só podem atuar com delivery.

"Do que adianta a gente fazer nossa parte ficando dentro de casa se a cidade está aberta para turistas que vêm de todos os lugares, inclusive das cidades onde tem mais casos de coronavírus?", escreveu uma moradora.

No último sábado (2), servidores montaram tendas de informação e entregaram máscaras a quem circulava no centro histórico da cidade sem a proteção. Turistas que entravam na cidade também eram questionados se apresentavam algum sintoma de Covid-19.

A secretária municipal de Turismo, Eliana Litke, disse que houve, de fato, uma movimentação na cidade acima do que seria ideal para um momento de pandemia. Ela afirma que o município tem adotado as medidas necessárias, mas ainda falta uma sensibilização maior por parte das pessoas.

"O que podemos fazer, como fechar os espaços públicos e museus para evitar aglomeração, nós fizemos. Ainda não há uma conscientização das pessoas para evitar sair de casa. Não estamos em época de passeios, estamos em uma crise mundial, o momento é de respeitar não só a nossa casa, como os lugares que amamos também. Pedimos para que os turistas voltem em um momento mais propício, quando pudermos atendê-los melhor", afirmou.

RUA DO LAZER

A tradicional Rua do Lazer da cidade teve algumas pessoas sendo servidas em mesas colocadas do lado de fora, ainda que tenham sido posicionadas distantes umas das outras. Segundo o presidente da Associação de Associação Turística e Cultural de Santa Teresa, Thiago Roldi, o município recebeu cerca de 10% do movimento que seria considerado normal para um feriado, em um cenário sem as restrições implantadas por conta da pandemia.

"A ocupação dos hotéis e pousadas foi baixíssima, não teve vida noturna à noite, já que os comércios foram fechados e ainda teve o medo das pessoas de sair de casa. Por isso, achamos que o movimento foi bem pequeno. Ainda assim, colocamos as mesas distantes e orientamos as pessoas, oferecemos  álcool em gel e atendemos com máscaras nossos clientes", explica.

Acumulando prejuízos por conta do fluxo menor de turistas, os bares e restaurantes estudam novos eventos, como um festival de delivery, caso o número de contágios diminuir e as pousadas e hotéis voltarem a ter pelo menos 50% de ocupação. "É algo que estamos pensando, mas acho que vai ser lá para a frente, daqui umas três semanas. O momento agora, realmente, é de se ter cautela", analisa.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais