> >
Serra tem maior número de praias impróprias para banho na Grande Vitória

Serra tem maior número de praias impróprias para banho na Grande Vitória

Dos 26 locais monitorados no município, 16 estão classificados como impróprios e apenas dez em condições para receber frequentadores; veja locais

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 16:22

Praia de Jacaraípe
Alguns trechos de Jacaraípe estão impróprios para banho no litoral da Serra Crédito: Fernando Madeira | Arquivo A Gazeta

A Serra é, atualmente, o município da Grande Vitória com o maior número de praias e pontos de rios impróprios para banho. Dos 26 locais monitorados, 16 estão classificados como impróprios e apenas dez próprios, de acordo com o boletim de balneabilidade publicado na última segunda-feira (12). O cenário chama atenção em meio ao verão, período de maior procura dos banhistas.

Entre os trechos considerados impróprios na Serra estão pontos como Nova Almeida I e II, Capuba, Costa Bela, Jacaraípe II (Barrote), Jacaraípe III, Jacaraípe IV (Solemar), além de áreas próximas à Foz do Irema, Córrego Maringá, Rio Guaxindiba, Bicanga I e Lagoa de Carapebus. Já os locais classificados como próprios para banho incluem Jacaraípe I, Jacaraípe V, Jacaraípe VII, além de trechos em Manguinhos (II, III e IV), Bicanga II e Balneário de Carapebus. 

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Prefeitura da Serra informou que "fortes chuvas recentes podem tornar alguns pontos temporariamente impróprios para banho devido ao carreamento de resíduos" e que na sexta-feira (16) serão divulgados os próximos resultados das análises de balneabilidade.

Veja os pontos da Serra no mapa abaixo:

Vitória

Em Vitória, o boletim aponta 24 pontos monitorados, com três classificados como impróprios e quatro interditados. Estão impróprios trechos da Praia de Camburi (Jardim Camburi, próximo ao Viaduto Araceli Cabreira Crespo) e da Enseada do Suá, incluindo a Praia do Suá, ao lado da Capitania dos Portos e a Praia do Meio, embaixo da Terceira Ponte.

Já os interditados incluem áreas da Praia de Camburi, em Jardim da Penha (Canal de Camburi, a 50 metros após o 1° píer), Praia de Santo Antônio, Praia do Canal da Passagem (Próximo à Ponte da Passagem) e Praia de Jesus de Nazareth.

Vila Velha

Em Vila Velha, dos 17 trechos monitorados, 14 estão próprios para banho e três impróprios: Praia da Barrinha (Barra do Jucu), Praia do Ribeiro (Praia da Costa, próximo ao Farol de Santa Luzia) e a Prainha, na Baía de Vitória. O relatório é referente à última quarta-feira (7).

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Guarapari para obter as informações referentes ao município, já que os dados sobre balneabilidade disponíveis no site oficial são referentes ao início do ano passado. Se houver retorno, o texto será atualizado.

 A orientação é que banhistas fiquem atentos às placas e aos boletins oficiais antes de entrar no mar ou em rios da Grande Vitória. 

O que é a balneabilidade

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer

Em geral, é realizada pelas prefeituras semanalmente, a partir da coleta de amostras de águas nos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes. A qualidade das águas costuma ser classificada como própria e impróprias. A interdição acontece em casos de nível crítico, quando o acesso é proibido.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Balneabilidade

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais