> >
"Queda de óbitos no ES é esperada nas próximas semanas", diz secretário

"Queda de óbitos no ES é esperada nas próximas semanas", diz secretário

A afirmação é do secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes, que também relatou que a redução da ocupação dos leitos em hospitais já é uma realidade no Espírito Santo

Publicado em 23 de abril de 2021 às 12:38

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Covas abertas no cemitério de Maruípe em Vitória
Covas abertas no cemitério de Maruípe em Vitória. (Vitor Jubini)

Na última quinta-feira (22), o Espírito Santo atingiu a marca de 9 mil mortes contabilizadas desde o início da pandemia pelo novo coronavírus. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que a queda dos óbitos é esperada nas próximas semanas.

"O comportamento da curva de óbitos começa a mostrar sinais de possível queda ao longo das próximas semanas. Entendemos que caindo casos e internações, ao começar sinais da queda de ocupação de leitos, a queda dos óbitos também é esperada ao longo das próximas semanas", pontuou.

Aspas de citação

Nós resistimos, vencemos essa etapa difícil. Mas a pandemia ainda não terminou. Precisamos que a sociedade compreenda mais do que nunca o poder do uso das máscaras e das outras medidas. Essa agenda de um novo normal precisa ser incorporada e naturalizada para todos

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde do ES
Aspas de citação

O secretário relatou que o Espírito Santo tem, atualmente, cerca de 300 leitos livres de enfermaria, e que a redução da ocupação dos leitos em hospitais já é uma realidade.

Nésio Fernandes informou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também vai adotar uma estratégia de estimular a internação precoce para as pessoas que apresentarem os sintomas mais graves da doença.

QUEDA DE MORTALIDADE HOSPITALAR DE IDOSOS

O secretário também pontuou sobre a queda da mortalidade hospitalar entre os idosos com mais de 80 anos. "Esta semana, a mortalidade alcançou uma queda de 46% em comparação com outros períodos anteriores da pandemia.

Nésio Fernandes comemorou os efeitos positivos por conta da cobertura da vacinação da população idosa do Espírito Santo, e disse ainda que é esperado que, até o final do mês de maio e início de junho, se concretize uma imunidade coletiva quase plena da população idosa.

"É possível no futuro haver uma nova expansão da doença principalmente com pessoas jovens e adultas atingidas pela pandemia. Por isso é importante nessa fase toda a sociedade seguir apostando na ciência. O Espírito Santo apresenta grande desempenho na vacinação", completou.

REVEJA A COLETIVA

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também anunciou o retorno das cirurgias eletivas não essenciais para maio, fez recomendações aos municípios sobre a aplicação da vacina, comentou sobre a chegada de novas doses do imunizante, entre outros assuntos. Para rever os principais assuntos abordados na coletiva, clique aqui. Ou reveja abaixo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais