> >
Procuradora-geral de Justiça do ES sobre caso Milena: "Quem ama não mata"

Procuradora-geral de Justiça do ES sobre caso Milena: "Quem ama não mata"

A chefe do MPES, Luciana Andrade, afirmou que o caso de Milena Gottardi deve ser usado como um exemplo do que uma relação tóxica e abusiva pode resultar

Publicado em 23 de agosto de 2021 às 18:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Caso Milena Gottardi
Luciana Gomes Ferreira de Andrade, procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). (Roberto Prati)
Rafael Silva
Repórter de Política / [email protected]

A procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade, fez questão de acompanhar o início do julgamento do assassinato da médica Milena Gottardi, que começou na manhã desta segunda-feira (23), no Fórum Criminal de Vitória. Segundo ela, o caso de Milena lembra o de milhares de outras mulheres que sofrem violência doméstica dos companheiros.

Violência contra a mulher Caso Milena - precisamos enxergar relações tóxicas, alerta procuradora-geral de Justiça

Luciana, que é chefe do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), alertou que é preciso estar atento para enxergar relações tóxicas e comentou sobre o caso Milena: "Quem ama não mata, quem ama protege".

Andrade acompanhou o primeiro depoimento do julgamento, feito por Aline Fraga, amiga de Milena Gottardi. No Tribunal, a depoente disse que Hilário Frasson, ex-policial civil e ex-marido de Milena, tinha um comportamento obsessivo e abusivo não só com a médica, mas também com as filhas. Ele é acusado pela Promotoria de ser o mandante do crime.

Em entrevista para A Gazeta, a procuradora-geral de Justiça destacou que este é um "caso simbólico", que pode ser um modelo para que as pessoas revejam suas atitudes com seus parceiros.

Aspas de citação

Ninguém é dono de ninguém. A gente compartilha a vida com alguém, mas precisa respeitar. Quanto mais a gente é opressor, quanto mais a gente é tóxico, mais a gente afasta

Luciana Andrade
Procuradora-geral de Justiça do ES
Aspas de citação

"A gente precisa enxergar essas relações tóxicas, que acabam sendo invisíveis, porque a gente não enxerga, até como uma forma de apoiar Milena. Ela tentou, procurou a Justiça e fez o que estava ao alcance dela para proteger a ela e as filhas. A gente precisa refletir muito, são anos de um modelo equivocado de sociedade e de família que precisamos mudar", apontou Andrade.

Amigos e familiares de Milena Gottardi exibem faixas e cartazes em frente ao Fórum Criminal no Centro de Vitória.(Vitor Jubini)

A procuradora-geral de Justiça também elogiou o trabalho dos promotores e da acusação, com as provas colhidas para a condenação de Hilário e de outros cinco réus acusados de participarem do crime. Ela rechaçou o apelo feito pela defesa do ex-policial que apontou que o acusado não estava tendo acesso às filhas.

"Se ele não está tendo contato com as filhas, é unicamente pela responsabilidade dele. Se ele não tivesse matado a Milena, a mãe das crianças estaria com as filhas e ele poderia ter contato com as filhas de forma civilizada junto com a ex-mulher. Se hoje ele está no banco dos réus, foi porque ele escolheu matar e não amar. Porque quem ama não mata, quem ama protege. Quem ama é responsável, inclusive pelas próprias filhas", disse Luciana Andrade.

O julgamento do caso Milena Gottardi deve se estender ao longo da semana. Seis pessoas são acusadas de envolvimento no feminicídio, ocorrido no dia 14 de setembro de 2017.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais