> >
Pesquisadora da Ufes: 'O fato de ter leito não significa que você vá sobreviver'

Pesquisadora da Ufes: "O fato de ter leito não significa que você vá sobreviver"

A epidemiologista Ethel Maciel fez um alerta para que os capixabas continuem mantendo o distanciamento social mesmo com o aumento das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado

Publicado em 29 de abril de 2020 às 08:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. . (Reprodução/TV)

Pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a epidemiologista Ethel Maciel alertou, em entrevista ao Bom Dia ES, da TV Gazeta, que os capixabas precisam manter o distanciamento social para evitar o contágio do novo coronavírus mesmo com o aumento das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado.

A pesquisadora respondia a um questionamento sobre a reabertura do comércio, se ela poderia estar condicionada a um crescimento de vagas nas UTIs.

"Usar essa conta de que podemos abrir porque temos leitos é muito cruel. Não podemos prever quem vai viver e quem vai morrer. O fato de você ter leito não significa que você vá sobreviver a essa infecção. Temos observado um aumento de interação social e isso tem se refletido nos dados. Por enquanto são números, mas daqui a pouco estará próximo de nós, em pessoas próximas do nosso ciclo de convivência", pontuou Ethel.

Até o dia 30 de abril, o governo quer passar de 184 para 353 o número de leitos de UTI para coronavírus no Estado. Atualmente, com mais de 100 vagas em UTIs para casos de Covid-19, o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, concentra o maior número de leitos do tipo no Espírito Santo.

Até o final do mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estima 813 leitos no total para tratar pacientes com a Covid-19, incluindo contratos com a rede particular para o SUS. Em dois meses, a previsão é chegar a 652 de UTI mais 667 de enfermarias, totalizando 1.279.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais