> >
O que são os fios soltos ou pendurados nos postes da Grande Vitória?

O que são os fios soltos ou pendurados nos postes da Grande Vitória?

Eles estão em toda a cidade, pendurados, soltos, embolados nos postes ou próximo a eles; em Vila Velha, até uma CPI foi instaurada para investigar a questão

Publicado em 20 de junho de 2022 às 08:18

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Fios enrolados em poste na Avenida Leitão Da Silva, em Vitória
Fios enrolados em poste na Avenida Leitão Da Silva, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

Em uma simples caminhada pelas ruas da Grande Vitória é possível perceber uma série de fios pendendo soltos, embolados nos postes ou próximo a eles. A poluição visual, por si só, já chama a atenção. Mas o que são esses fios? Eles oferecem risco à vida das pessoas? Em Vila Velha, até uma CPI foi instaurada para investigar a questão.

Um dos locais onde a cena é recorrente é a Avenida Leitão da Silva, em Vitória. Entretanto, o problema não está apenas lá. O fotógrafo de A Gazeta Ricardo Medeiros flagrou a mesma situação em outro pontos da Capital, como na rua Hélio Marconi, em Bento Ferreira, e Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia.

Questionada se há energia correndo ali e se os fios destes locais oferecem algum perigo, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou, em nota, que a responsabilidade pelo recolhimento dos fios soltos é da EDP/Escelsa em todas as situações citadas e que os fios em questão são de comunicação (internet e TV a cabo) e não de energia elétrica.

“O órgão informa, ainda, que os fios não oferecem risco de vida e devem ser recolhidos pela concessionária de distribuição de energia elétrica, que é dona do poste e aluga para as empresas de telecomunicação. Quando a Setran identifica a situação notifica a concessionária para fazer o recolhimento.”

Embora a prefeitura responsabilize a concessionária de energia, a EDP, por sua vez, diz que a culpa dos fios soltos é das empresas de telecomunicação.

Fios expostos na Avenida Gil Veloso, em Vila Velha(Ricardo Medeiros)

Em nota, a empresa disse que “os cabeamentos mencionados pertencem e são de responsabilidade de uma empresa de telecomunicação. E, são as próprias empresas quem respondem pela operação e manutenção dos seus equipamentos.”

A concessionária destacou, porém, que reforçará junto à empresa responsável a necessidade de reparo dos fios o mais rápido possível.

Fios expostos na Avenida Gil Veloso, em Vila Velha
Fios expostos na Avenida Gil Veloso, em Vila Velha. (Ricardo Medeiros)

VILA VELHA INSTAUROU CPI

Não se trata de um problema exclusivo da Capital. Em Vila Velha, por exemplo, a Câmara dos Vereadores chegou a instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar o excesso de fios nos postes de energia elétrica do município.

“Devido às condições que se encontram a situação dos fios nas calçadas e postes de Vila Velha, sobretudo na colocação dos cabos pelas operadoras e da provável falta de fiscalização da concessionária, a população encontra-se insatisfeita e, por isso, se multiplicam diversas reclamações, fato esse que foi necessária a instauração da CPI pelo Parlamento Municipal”, informou a Câmara.

A Casa ressaltou ainda que é difícil distinguir os fios e cabos emaranhados e entrelaçados pelos postes, e disse que nem sempre é possível saber se eles são oriundos da rede elétrica ou dos serviços de telecomunicação.

“A finalidade da CPI é discutir soluções, identificar responsabilidades, acolher as sugestões e reclamações dos contribuintes, para que seja realizado o ordenamento da fiação nos postes, trazendo maior segurança e qualidade de vida para os cidadãos vilavelhenses, diminuindo assim os riscos dos fios expostos.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais