> >
Número de novos casos em 24h é o segundo maior de toda a pandemia no ES

Número de novos casos em 24h é o segundo maior de toda a pandemia no ES

Atualização do Painel Covid-19 superou o patamar dos 1.930 resultados positivos no intervalo de apenas um dia, nesta quinta-feira (26), e trouxe mais 1.946 infectados

Publicado em 26 de novembro de 2020 às 19:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Proteção total e muita limpeza na luta contra  o coronavírus dentro das UTIs
UTI com leito de coronavírus sendo preparado por equipe de desinfecção e limpeza. (Carlos Alberto Silva)
Errata Correção
26 de novembro de 2020 às 19:36

O texto desta matéria afirmava anteriormente, de forma equivocada, que o número de 1.946 novos casos em 24h, registrado nesta quinta-feira (26) no Painel Covid-19, era o maior de toda a pandemia no ES e que, pela primeira vez, uma atualização do Painel Covid-19 superou o patamar dos 1.930 resultados positivos no intervalo de apenas um dia. Na verdade, o número é o segundo maior registrado desde o início da pandemia. No dia 7 de julho, a atualização do Painel Covid-19 registrou 2.156 novos casos em 24h. Na ocasião, foi a primeira vez que o Espírito Santo registrou mais de 2 mil casos confirmados em um dia. As informações foram corrigidas no texto e no título.

Espírito Santo registrou nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, o segundo maior número de casos confirmados do novo coronavírus em 24 horas, desde o início da pandemia: foram 1.946 infectados — quantidade que supera, inclusive, os dias mais críticos vividos durante o pico da doença, no meio do ano, com exceção de um.

No dia 7 de julho, a atualização do Painel Covid-19 registrou 2.156 novos casos em 24h. Na ocasião, foi a primeira vez que o Espírito Santo registrou mais de 2 mil casos confirmados em um dia. Fora esse, o níveis mais altos até então tinham acontecido em 25 de junho (1.923) e 1º de julho (1.928). Em todos os outros, sempre foram menos de 1.900 confirmações.

Aspas de citação

Isso mostra que, novamente, teve um incremento na transmissão e que não se tem o vislumbre de qual será o novo pico

Crispim Cerutti Júnior
Médico infectologista
Aspas de citação

É importante esclarecer que desde o início da pandemia houve uma ampliação da testagem. Se anteriormente só era testado quem fazia parte do grupo de risco para a Covid-19, desde o dia 22 de setembro todos que apresentam suspeita da doença são testados, independentemente da idade ou de comorbidades.

Ainda assim, o médico infectologista Crispim Cerutti Júnior afirma que este número mostra que o capixaba está vivendo em meio a uma nova fase de ascensão da curva epidêmica e alerta que esse crescimento pode ter um forte impacto, principalmente, na área da saúde e na garantia da assistência hospitalar.

Aspas de citação

É preocupante nesse aspecto: pode ter um contigente altíssimo de pessoas infectadas e por consequência um número expressivo de pessoas graves

Crispim Cerutti Júnior
Médico infectologista
Aspas de citação

"Um percentual dessas pessoas vai precisar de atendimento hospitalar especializado e vai precisar de estrutura de terapia intensiva (UTI). Tem que ver se a oferta vai conseguir suprir essa demanda. Eu acho que esse é o grande tom dessa questão", analisa o especialista. Lembrando que se há mais casos graves, maior a chance de os óbitos também aumentarem.

Por isso, ele defende que se as internações chegarem a um ponto de representarem a iminência do não atendimento será preciso haver uma atitude de política de massa "do tipo fechar as coisas ou fiscalizar para manter as pessoas em casa". "Isso é um cenário de decisão que compete ao poder público", diz.

O QUE DIZ A SESA

Em nota, a Secretaria da Saúde informa que a crescente observada nos últimos dias está relacionada tanto a ampliação da testagem para toda a população, como pela maior exposição dos jovens. Esclarece que estratégias estão sendo adotadas de acordo com o comportamento da curva da doença que é observada diariamente e que medidas restritivas são definidas pelo Mapa de Risco.

A secretaria ressalta que desde o início da pandemia trabalha com medidas qualificadas de enfrentamento e que o trabalho aplicado pela Matriz de Risco permite que todas as cidades capixabas sejam classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais