> >
Nível do Rio Doce em Linhares deve atingir cota de inundação nesta quinta

Nível do Rio Doce em Linhares deve atingir cota de inundação nesta quinta

Rio deve subir para 3,60 metros a partir das 20h. Patamar é 15 centímetros superior à cota de inundação; Defesa Civil Municipal  monitora famílias ribeirinhas

Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 18:24

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Rio Doce, em Linhares, atingiu 3,10 metros nesta quarta (5)
Em Linhares, cheia do rio é esperada por causa  fortes chuvas em Minas. (Secom/Felipe Tozatto)

O nível do Rio Doce em Linhares, no Norte do Estado, deve subir para 3,60 metros – 15 centímetros acima da cota de inundação, de 3,45 metros – a partir das 20 horas desta quinta-feira (10). A Defesa Civil Municipal informou que tem monitorado as famílias ribeirinhas devido ao risco de transbordamentos.

O aumento do nível se deve às fortes chuvas na região de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e nas cabeceiras do Rio Doce, que aumentaram também a vazão da calha do manancial em Mascarenhas.

A Defesa Civil informou que mantém o esquema de plantão 24 horas para atender a ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações.

A população pode acionar o órgão através do Plantão 24 horas, no telefone (27) 99983-5661. É possível também fazer os chamados pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193, do Corpo de Bombeiros.

ULTRAPASSOU COTA DE ATENÇÃO E ALERTA

nível do Rio Doce em Linhares voltou a subir nos últimos dias e chegou a 2,95 metros na tarde de quarta-feira (9). No município, a cota de atenção, que é de 2,80 metros, foi ultrapassada, e a altura da água já se aproxima da faixa de alerta, de 3 metros.

Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a tendência inicial  não era de inundação para esta quinta-feira (10), mas, com o aumento das chuvas, o transbordamento deve ocorrer ainda nesta noite.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais