> >
Mais de 55 mil pessoas no ES apresentaram sintomas gripais em maio

Mais de 55 mil pessoas no ES apresentaram sintomas gripais em maio

Pesquisa do IBGE mostra ainda que menos de 41% da população do Espírito Santo que apresentou sintomas gripais procurou por atendimento médico durante o mês de maio

Publicado em 24 de junho de 2020 às 17:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nariz escorrendo é um dos sintomas do coronavírus
Nariz escorrendo é um dos sintomas do coronavírus. (Andrea Piacquadio/ Pexels)

Durante o mês de maio, mais de 55 mil pessoas no Espírito Santo apresentaram quadro gripal. O número representa 9,3% da população capixaba. De acordo com uma pesquisa do IBGE, elas relataram ter tido sintomas como perda de olfato, palador ou tosse; febre e dificuldade para respirar; ou febre, tosse e dores no peito.

Do total de pessoas que apresentaram sintomas gripais no Espírito Santo, 22,5 mil foram a estabelecimento de saúde e outras 32,6 mil não buscaram ajuda médica. A preocupação se dá porque o quadro gripal é semelhante ao de quem contrai o novo coronavírus.

As informações fazem parte da primeira divulgação mensal da Pnad Covid-19, realizada pelo IBGE, realizada nesta quarta-feira (24). O levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-Contínua), realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal.

De acordo com especialistas ouvidos por A Gazeta, o coronavírus e o vírus da influenza (gripe) têm como sintoma comum a febre alta, que não é apresentada no resfriado. A maior dificuldade é identificar quando o paciente tem a gripe influenza e quando se trata de coronavírus. 

"São vírus diferentes, mas causam síndromes gripais parecidas e que só conseguimos diferenciar fazendo os exames de sequenciamento genético do que está acometendo o trato respiratório do paciente. A diferença só se identifica com o exame", observa a infectologista Rúbia Miossi.

Mais de 46 mil residências, do total de 1,3 milhão de domicílios do Espírito Santo, tiveram ao menos um morador com sintomas gripais. Segundo o IBGE, em 14 mil desse total de lares com pessoas doentes havia pelo menos um idoso. 

Ainda de acordo com dados da Pnad Covid-19, ao todo, mais de 474 mil pessoas no Estado tiveram algum problema de saúde no mês de maio. Ou seja, 11,6% do total da população do Espírito Santo.

No Espírito Santo, apenas 1,3 milhão de pessoas tem plano de saúde médico. Outras 2,7 milhões contam unicamente com o sistema de saúde público.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais