> >
Lixo recolhido em Vitória não é levado para aterro e fica acumulado

Lixo recolhido em Vitória não é levado para aterro e fica acumulado

Vídeos mostram resíduos acumulados em empresa de coleta que fica no bairro Resistência; material já está produzindo chorume, líquido tóxico que sai do lixo

Publicado em 28 de novembro de 2020 às 22:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Lixo começa a ser coletado em Vitória, mas fica parado na empresa de coleta
Lixo começa a ser coletado em Vitória, mas fica parado na empresa de coleta. (Prefeitura de Vitória)

Após cinco dias de greve dos motoristas de caminhão de lixo da Grande Vitória, os caminhões voltaram a fazer a coleta escoltados pela Polícia Militar em Vitória. Os resíduos, no entanto, não estão sendo transportados do pátio da empresa de coleta, que fica no bairro Resistência, na Capital, para o aterro sanitário da empresa Marca Ambiental, que fica em Cariacica. A greve teve início no dia 12 de novembro e, até nesta sexta-feira (27), mais de 10 mil toneladas de lixo não haviam sido recolhidas em Vitória no município.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, cerca de cinco caminhões de lixo estão cheios e aguardando para serem transportados para o aterro. A administração afirma, no entanto, que sindicalistas estão impedindo que os veículos saiam do pátio da empresa Vital, que fica na Capital. Vídeos enviados para A Gazeta mostram a quantidade de lixo acumulada e que, inclusive, já está produzindo chorume, líquido tóxico que sai dos resíduos. Pelas imagens é possível ver também que há um grande volume de resíduos no chão.

Por nota, a prefeitura afirmou que "tem feito a limpeza com desinfetante e está iniciando procedimento para contratar outra empresa para fazer o transporte até o aterro sanitário, o que deve acontecer na próxima semana." Além disso, vai buscar na próxima segunda-feira (30) o apoio da Polícia Militar para escoltar até o aterro sanitário os caminhões que já estão abastecidos.

O Sindirodoviários, entidade que representa a categoria em greve, nega que os trabalhadores estejam impedindo o caminhão de sair. Segundo Marcos Suel dos Anjos, membro do sindicato, os caminhões parados não fazem parte dos 70% da frota escolhidos para circular na rua, e que o percentual determinado está sendo cumprido.

Nesta segunda-feira (30), a Marca Ambiental enviou uma nota para esclarecer que não é responsável pelo transporte dos resíduos até o aterro sanitário.

"A Marca Ambiental informa que não é responsável pelo transporte de resíduos até sua Central de Tratamentos de Resíduos (CTR Marca Ambiental), localizada no município de Cariacica."

Errata Atualização
30 de novembro de 2020 às 11:17

O texto foi atualizado para adicionar o posicionamento da empresa Marca Ambiental.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais