> >
Greve de motoristas da limpeza urbana gera acúmulo de lixo nas ruas da Grande Vitória

Greve de motoristas da limpeza urbana gera acúmulo de lixo nas ruas da Grande Vitória

Trabalhadores e empresário afirmam que as conversas se esgotaram e que agora aguardam o resultado do processo de dissídio coletivo que corre na Justiça do Trabalho

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 12:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimento grevista foi retomado nesta segunda-feira (23)
Greve de motoristas da limpeza urbana provoca acúmulo de lixo em Vitória. (Vitor Jubini)

A greve dos motoristas dos caminhões usados na limpeza urbana, que reivindicam reajuste de salário, já provoca vários pontos de acúmulo de lixo na Grande Vitória. A paralisação, que havia sido suspensa temporariamente, foi retomada nesta segunda-feira (23) e não tem previsão de término.

Greve de motoristas da limpeza urbana gera acúmulo de lixo nas ruas da Grande Vitória

Trabalhadores e empresários afirmam que as conversas se esgotaram e que agora aguardam o resultado do processo de dissídio coletivo que corre na Justiça do Trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários), que representa também os motoristas da limpeza urbana, a paralisação estava suspensa, atendendo a um pedido da Justiça do Trabalho, que solicitou uma interrupção do movimento grevista até o primeiro turno das eleições, que ocorreu no dia 15 de novembro.

Greve de motoristas da limpeza urbana provoca acúmulo de lixo em Vitória(Vitor Jubini)

Como após o prazo, as empresas e os trabalhadores não chegaram a um acordo, o sindicato dos rodoviários retomou a greve nas cidades de Cariacica, Vitória, Vila Velha e Serra. As empresas ofereceram um reajuste de 2,46% retroativo a maio ou 4,77% sem retroatividade e com alteração da data-base para novembro.

Já o sindicato que representa os motoristas quer um reajuste de 4,77%, que corresponde ao valor da inflação de novembro, mas mantendo a data-base atual, que atualmente está fixada no primeiro semestre do ano. "Como eles não ofereceram nenhuma proposta nova depois do primeiro turno, voltamos com a greve. E agora cabe à Justiça tomar uma decisão sobre o reajuste", comentou o presidente do Sindirodoviários, Marcos Alexandre da Silva.

A Gazeta percorreu Vitória e constatou acúmulo de lixo em vários bairros da Capital, como o Centro e Santo Antônio, nas calçadas e até mesmo na rua.

O QUE DIZ O SINDICATO PATRONAL

O Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Espírito Santo (Selures), em nota, afirmou que a greve é ilegal e disse que está direcionando todos os esforços para restabelecer a coleta de lixo impedida pelo movimento grevista iniciado pelo Sindirodoviários. Segundo o sindicato patronal, a greve se arrasta com "graves descumprimentos as leis, as medidas judiciais, gerando incalculáveis prejuízos à coletividade em um momento tão delicado em que enfrentamos aumento dos casos de Coronavírus".

O sindicato patronal afirma que acatou pedidos da categoria para manutenção de todas as cláusulas e benefícios do instrumento coletivo, com recomposição integral inflação do período de data-base de maio, com retroatividade na sua aplicação.

"Vale ressaltar que o salário dos motoristas de limpeza urbana já é o maior da categoria, não sendo viável, muito menos compatível com um momento de crise, se pleitear aumento real. As empresas que compõem o sistema garantiram, nesse período, todos os benefícios e salários, não medindo esforços para manter o quadro de funcionários e cumprindo todas as medidas para prevenção ao Covid-19, como o afastamento dos colaboradores enquadrados no grupo de risco. Pesa ainda nesse momento a crise financeira que muitos municípios se encontram, além dos cortes significativos na prestação de serviços sofridos pela maioria das contratantes", resaltou o Selures.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE VITÓRIA

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Vitória informou que o serviço de recolhimento está sendo realizado pelo município com equipamentos próprios nos 80 bairros atendidos diariamente pela limpeza urbana.

No entanto, informa o executivo municipal, os veículos da Prefeitura de Vitória estão sendo alvos de ataques, tendo seus pneus esvaziados, o que tem atrasado a saída e o cumprimento do horário da coleta em alguns bairros. O órgão informa, ainda, que já registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e também já notificou a empresa que presta serviços de recolhimento de lixo para o município cobrando providências urgentes e medidas administrativas e judiciais necessárias para garantir o retorno das atividades imediatamente.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE CARIACICA

Lixo acumulado em Campo Grande, Cariacica
Lixo acumulado em Campo Grande, Cariacica. (Reprodução/TV Gazeta)

O serviço de coleta de lixo é terceirizado em Cariacica e é feito diariamente ao longo dos 100 bairros do município. No momento, não há recolhimento devido ao movimento de greve dos motoristas de empresas de coleta em toda Grande Vitória. A Prefeitura de Cariacica aguarda as negociações entre o sindicato da categoria e a empresa responsável, feitas sob mediação da Justiça do Trabalho.

A Prefeitura pede a compreensão dos moradores, não colocando lixo na rua principalmente durante o período chuvoso, até que a situação se normalize, já que a solução não depende da gestão municipal. O movimento de greve atinge toda a região metropolitana.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE VILA VELHA

A Prefeitura de Vila Velha, informa que a coleta de lixo domiciliar continua paralisada. O lixo vem acumulando em vários pontos da cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pede a colaboração da população que evite colocar o lixo nas ruas durante a greve dos motoristas dos caminhões coletores até que o serviço seja normalizado.

O QUE DIZ A PREFEITURA DA SERRA

A Prefeitura da Serra informou, por nota, que principalmente neste momento de pandemia do novo coronavírus, é fundamental que empresa e trabalhadores sejam sensíveis à crise sanitária em que toda a população está imersa e entrem em consenso o mais rápido possível, para que os serviços sejam retomados.

Acrescentou ainda que está em contato direto e cobrando da empresa responsável pela coleta a manutenção dos serviços, no percentual estabelecido pela lei, para a que a população não seja prejudicada e que está buscando alternativas para minimizar os impactos negativos dessa greve que atinge os municípios da Grande Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Errata Atualização
24 de novembro de 2020 às 16:10

A Prefeitura da Serra foi acionada, mas enviou a resposta após a publicação da reportagem. A administração do município informou que está em contato com a empresa responsável pela coleta para a manutenção dos serviços no percentual estabelecido pela lei e que busca alternativas para minimizar os impactos negativos da greve. As informações foram incluídas no texto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais