> >
Nova fase de operação mira fraudes em contratos de lixo no Norte do ES

Nova fase de operação mira fraudes em contratos de lixo no Norte do ES

A ação investiga irregularidades na contratação dos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos em diversas cidades capixabas. Etapa desta terça-feira (24) apura envolvimento de 'empresas amigas' no esquema

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 11:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Operação investiga fraudes em contratos no setor de coleta e tratamento de lixo em  Pedro Canário
Operação investiga fraudes em contratos no setor de coleta e tratamento de lixo em Pedro Canário. (MPES | Divulgação)

O município de Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, foi alvo da sexta fase da Operação Varredura, denominada “Puro Sangue”, deflagrada nesta terça-feira (24). A ação, comandada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), investiga fraudes em contratos no setor de coleta e tratamento de lixo em diversas cidades do Estado.

Nova fase de operação mira fraudes em contratos de lixo no Norte do ES

De acordo com o MPES, nesta fase da operação foram cumpridos treze mandados de busca e apreensão, distribuídos pelos municípios de Linhares, Sooretama, São Gabriel da Palha, São Mateus, Jaguaré e Nova Venécia. A finalidade é apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos visando apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, dentre outros.

Operação investiga fraudes em contratos no setor de coleta e tratamento de lixo em  Pedro Canário
Documentos que possam comprar irregularidades estão na mira dos investigadores. (MPES | Divulgação)

O nome da Operação, “Puro Sangue”, refere-se ao fato de o grupo criminoso participar da licitação somente com empresas “parceiras”.

A operação comandada pelo MPES, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de Pedro Canário, foi conduzida por quatro promotores de Justiça, com participação e apoio de vinte policiais do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, além de outros servidores. O caso tramita em sigilo. Nos próximos dias, serão ouvidas pessoas investigadas pelo MPES por suspeita de envolvimento no esquema.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais