> >
ES tem 12 cidades interessadas em consórcio para compra de vacinas

ES tem 12 cidades interessadas em consórcio para compra de vacinas

Prefeituras mostraram interesse na negociação direta dos imunizantes, poder que foi autorizado pelo STF e sancionado pelo presidente Bolsonaro. A capital Vitória segue fora da lista

Publicado em 15 de março de 2021 às 17:29- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina Coronavac
Vacinação com a Coronavac contra a Covid-19. (Carlos Alberto Silva)

Pelo menos 12 cidades do Espírito Santo já manifestaram interesse em participar de um consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e propõe ser um complemento caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo Ministério da Saúde, não consiga suprir a demanda. A obrigação de adquirir imunizantes para a população é do governo federal, mas municípios, Estados e até regiões, como acontece no Nordeste, se articulam para garantir a vacinação em massa — estratégia para impedir o avanço do novo coronavírus.

ES tem 12 cidades interessadas em consórcio para compra de vacinas

A lista de cidades que manifestaram interesse, divulgada na sexta-feira (12), conta com AracruzCariacica, ColatinaIbatibaIbitirama, Itapemirim, LinharesMarataízesMucurici, Santa Maria de JetibáSerra e Venda Nova do Imigrante. São 12 municípios capixabas que se juntam a mais de 2.300 outras cidades de todo o Brasil em busca da vacina.

Municípios do ES estão em consórcio para compra de vacinas
Municípios do ES estão em consórcio para compra de vacinas. (Reprodução FNP)

A iniciativa tem como base uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu autonomia aos municípios para a negociação direta, sem depender dos governos estaduais ou federal.

Entre as cidades que entraram recentemente na lista estão Colatina e Cariacica — a segunda da Grande Vitória a integrar o grupo.

A capital Vitória ficou de fora do consórcio que visa a compra de vacinas, segundo o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), por priorizar a aquisição pelos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.

Não há informações sobre o número de doses que essas cidades receberão, tampouco a verba utilizada na negociação direta.

Até a noite de domingo (14), cerca de 9,7 milhões de pessoas haviam sido vacinadas com a primeira dose, segundo o consórcio de veículos de imprensa. 3,5 milhões já receberam as duas doses, o que equivale a 1,69% da população brasileira. Amazonas é o Estado que vacinou a maior porcentagem da população. Mais de 8% dos cidadãos já tomaram a 1ª dose do imunizante.

366.820
Número de doses recebidas pelo Espírito Santo

No Espírito Santo, de acordo com o Painel Covid-19, mais de 222 mil pessoas já receberam a 1ª dose da vacina. O Estado recebeu doses das vacinas de Oxford e da Coronavac.

ALERTA SOBRE FALSOS FORNECEDORES

As Unidades da Federação e os municípios têm permissão para negociar diretamente a compra de vacinas. Apesar da liberação, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (10), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, alerta para golpistas travestidos de fornecedores. Em coletiva de imprensa, Nésio afirmou que o governo do Estado atua para evitar que falsos imunizantes cheguem ao Espírito Santo.

Aspas de citação

Recomendamos atenção para que todos façam a devida checagem dos fornecedores, dos distribuidores, e que tenham cautela porque todo o sistema de controle interno e externo hoje do país se mobiliza com atenção para poder identificar negociações de alto risco

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

O secretário de Saúde ressaltou ainda que o Estado mantém negociações diretas com o setor industrial para garantir o acesso dos capixabas ao imunizante.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais