> >
ES avalia dar quarta dose de vacina contra a Covid-19 a partir de 2022

ES avalia dar quarta dose de vacina contra a Covid-19 a partir de 2022

Governador aponta que outros países também estudam essa possibilidade e ressalta que pandemia não vaia acabar tão cedo

Publicado em 25 de novembro de 2021 às 18:03

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 deve ganhar mais doses em breve. ( Walterson Rosa/MS)

O governo do Espírito Santo analisa a aplicação de uma quarta dose de vacina contra a Covid-19 no ano que vem. Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, essa é uma tendência em outros países e o Estado ainda lidará com o efeito da pandemia durante muitos anos.

"Não teremos quarta onda (de contaminação) se conseguirmos avançar e ter vacina para ir reforçando. O reforço da terceira dose é um, mas já tem país fazendo a quarta dose. A pandemia é um problema que nós não vamos sair dele com facilidade, não vai ficar para trás", disse.

Cientistas e especialistas em saúde já sabem que o poder de proteção dos imunizantes cai ao longo do tempo, principalmente entre os mais vulneráveis, como idosos e pessoas que tomam remédios imunossupressores, como aquelas em tratamento contra o câncer. As autoridades sanitárias dos Estados Unidos já preveem a dose extra para esse público.

Israel também se prepara para garantir doses suficientes para uma quarta aplicação, caso seja necessário. No Brasil, o governo de São Paulo também faz estudos no mesmo sentido.

No início de novembro, o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, afirmou que o imunizante contra a Covid-19 deve entrar de forma permanente no calendário vacinal. Ele ressaltou, porém, que serão feitos estudos em 2022 para analisar se será preciso vacinar todos os públicos em todos os anos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais