> >
ES aguarda definição do Ministério da Saúde sobre vacina Janssen em grávidas

ES aguarda definição do Ministério da Saúde sobre vacina Janssen em grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs a suspensão do uso do imunizante em gestantes e sugere que as mulheres recebam Coronavac e Pfizer

Publicado em 5 de julho de 2021 às 19:59

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina contra covid-19 da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson
Vacina contra covid-19 da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. (Divulgação/Sesa)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

governo do Estado aguarda uma definição do Ministério da Saúde quanto à aplicação da vacina Janssen em grávidas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs a suspensão do uso do imunizante em gestantes. A recomendação também contempla a vacina Astrazeneca. O documento da agência sugere que as mulheres recebam Coronavac e Pfizer.

Durante a coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizada nesta segunda-feira (5), o secretário Nésio Fernandes e o subsecretário Luiz Carlos Reblin também comentaram  a aplicação da terceira dose de vacina em idosos, conforme discutido em outros Estados brasileiros, e o uso de imunobiológicos de marcas diferentes na primeira e segunda dose.

ES aguarda definição do Ministério da Saúde sobre vacina Janssen em grávidas

O subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin, disse que a Sesa, de forma conjunta com os municípios, tem condição de alterar determinados modelos e formatos de vacinação, como adiantar a imunização de grupos prioritários já previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Aspas de citação

A Anvisa propõe a suspensão da Astrazeneca e da Janssen às grávidas. Dependemos de uma posição nacional. É essa posição que vai definir que tipo de vacina usar, e isso precisa ser decidido nacionalmente

Luiz Carlos Reblin
Subsecretário da Sesa
Aspas de citação

TERCEIRA DOSE EM IDOSOS

Questionado sobre a possibilidade de adotar um esquema de vacinação com doses de fabricantes diferentes no Espírito Santo, Nésio explicou que o governo do Estado vai atender às recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo ele, é preciso garantir que a população tenha alcance com as duas doses do mesmo imunizante, conforme define o PNI.

"Nós iremos adotar o esquema (de imunização com doses de diferentes fabricantes) caso o PNI decida adotar no Brasil. Não adotaremos de forma unilateral porque dificulta. Se não for uma decisão nacional, isso dificulta a operacionalização e as distribuições das doses da vacina. Neste momento, questões logísticas são determinantes para o êxito da vacinação no nosso país".

A Sesa também atribuiu ao governo federal a decisão de ofertar a terceira dose aos idosos. De acordo com Luiz Carlos Reblin, "é uma decisão nacional porque precisamos de doses de vacinas numa quantidade maior para realizar", explicou.

Para Nésio, o foco está na ampliação da cobertura vacinal. "Ampliando, os idosos estarão protegidos. Precisamos entender que a vacinação é uma estratégia coletiva e que o benefício será alcançado com a ampliação da cobertura em toda população", destacou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais