> >
Enem 2019: Ifes de Vila Velha é o melhor da rede federal no país

Enem 2019: Ifes de Vila Velha é o melhor da rede federal no país

No ranking das escolas públicas, o colégio aparece no 5º lugar nacional e é o primeiro entre os institutos federais do Brasil

Publicado em 29 de junho de 2020 às 20:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus Vila Velha
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus Vila Velha. (Divulgação)

Os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) já estão acostumados a fazer provas de seleção desde quando entram no colégio. Os estudantes do ensino integrado do campus de Vila Velha, porém, levaram o nome da escola ainda mais alto: o melhor resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os institutos federais do país e o quinto lugar entre todos os colégios da rede pública.

O desempenho no Enem 2019 dos colégios de todo o Brasil foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sexta-feira (26),  após a tabulação dos microdados das provas  pelo site Evolucional.  Para o levantamento, são utilizados apenas dados de alunos que cursaram o terceiro ano do ensino médio em 2019 e não zeraram nenhuma das provas do exame nacional. A média da escola foi calculada para as instituições que possuíam ao menos dez alunos participantes do exame, entre aqueles considerados para o cálculo.

Esta foi a primeira turma do ensino integrado (Ensino Médio e Técnico juntos) a se formar no campus de Vila Velha e também a realizar as provas do Enem.  Segundo o direto-geral do Ifes de Vila Velha, Diemerson Saquetto, a presença de alunos focados na área de biomédicas colaborou com a posição no ranking de desempenho no exame.  

"O Ifes tem uma tradição muito grande em  exatas,  mas o campus de Vila Velha é o primeiro do Estado voltado para a área de biomédicas devido ao curso técnico em biotecnologia. Esse curso trouxe alunos com um desejo de ciências, assim com um conjunto de fatores benéficos para que chegássemos a uma excelência, alunos com essa necessidade de alta competitividade devido a um curso com volume grande de química e biologia", pontuou.

Saquetto afirma que a qualidade do ensino deriva, em especial, da qualidade do corpo pedagógico. "Esse resultado foi construído por muitas mãos. São professores qualificados,  mestres e doutores, com plano de carreira e mais tempo para planejamento das aulas, em uma escola de boa estrutura, organizada e estrutura adequada. Vivemos um momento que o ensino público é colocado em xeque tantas vezes e mostramos que quando existe investimento em educação temos resultado", afirma o diretor. 

Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus Vila Velha
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus Vila Velha. (Divulgação)

ENEM 2020

Depois de muita contrariedade pelo Ministério da Educação (MEC), as provas do Enem deste ano foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda não há nova data específica para a realização do exame nacional. Porém, desde o dia 20 de junho até esta terça-feira (30), o MEC está com consulta pública para os estudantes já inscritos opinem sobre as possíveis datas: dezembro de 2020, janeiro e maio de 2021.

O resultado de 2019 fez aumentar as perspectivas para o próximo exame nacional. "Acredito que vai ser possível repetir esse resultado. Apesar da pandemia, os alunos e professores estão realizando atividades pedagógicas não presenciais,  conseguimos propor conectividade aos estudantes que não tinham internet. Sabemos que não é o ambiente pedagógico que gostaríamos de ter, perdemos as interações com os alunos, mas estamos atuando dentro do nosso universo de possibilidades que temos hoje", observou o diretor-geral. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais