> >
Decisão sobre aulas presenciais na Ufes pode demorar mais um mês

Decisão sobre aulas presenciais na Ufes pode demorar mais um mês

Próxima reunião do Conselho Universitário está prevista para acontecer na última quinta-feira de agosto e o tema ainda não está confirmado na pauta

Publicado em 29 de julho de 2021 às 22:02

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Em 2020, 122 projetos de pesquisa desenvolvidos na Ufes eram relacionados à Covid
Ufes:  reitoria propõe que formato híbrido seja oferecido a partir de novembro. (Supec/ Ufes)

A possibilidade de retorno às aulas presenciais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) voltou a ser debatida nesta semana, mas tudo indica que a decisão pode demorar, pelo menos, mais um mês. A próxima reunião do Conselho Universitário está prevista para acontecer na última quinta-feira de agosto, dia 26, e o tema ainda não está confirmado na pauta.

A Ufes afirma que a questão está em análise na Comissão de Legislação e Normas (CLN), motivo pelo qual o tema também não constou na pauta do plenário na reunião realizada na tarde desta quinta-feira (29). "O encaminhamento ao plenário se dará tão logo seja concluído o trabalho da comissão", informou a universidade em nota.

O reitor Paulo Vargas encaminhou na última segunda-feira (26) um ofício ao Conselho Universitário no qual relata ter recebido a indicação do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE), manifestando a opinião da reitoria. 

No documento enviado, o reitor reafirma que a transição de fase é de competência do Conselho mediante orientação técnica do comitê, e que os boletins 13 e 14 recomendam a migração da Fase 2 (que estabelece a suspensão das atividades presenciais) para a Fase 3 (que indica a adoção do formato híbrido para atividades de ensino e administrativas).

A Ufes informou que a proposta da reitoria é que, caso a decisão do Conselho Universitário seja favorável, se mantenha a execução da atual oferta de disciplinas predominantemente de forma remota no atual semestre letivo (2021/1), que acaba em outubro, e somente a partir do próximo período (2021/2), previsto para iniciar em novembro, sejam oferecidas disciplinas em formato híbrido.

De acordo com o reitor, a Ufes já dispõe de regulamentação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para a oferta de atividades híbridas, que delimita o ensino híbrido à carga horária prática das disciplinas teórico-práticas e/ou práticas que requeiram laboratórios especializados e/ou trabalhos de campo. "A decisão sobre a oferta de disciplinas no formato híbrido cabe aos departamentos de ensino, ouvidos os colegiados de curso", afirmou a universidade.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Quanto às atividades administrativas, a reitoria reforça que os critérios de adoção do modelo híbrido “serão discutidos e estabelecidos pelas instâncias administrativas, em constante diálogo com as entidades representativas e com a orientações técnicas do COE”. O retorno se dará de forma escalonada.

No documento, também é ressaltado que todas as decisões devem ser tomadas respeitando o tempo necessário para discussão e providências, os indicadores epidemiológicos e as condições de infraestrutura disponíveis para que se assegure a retomada segura e transitória, a partir deste semestre, ampliando a partir do semestre letivo 2021/2 o percentual de atividades presenciais, a persistirem os indicadores de melhora no controle da pandemia e de ampliação da cobertura vacinal.

Em nota, o reitor também destacou a observação “dos estágios de vacinação dos servidores e estudantes e da capacidade da Universidade de oferecimento de condições de biossegurança, fatores importantes para evitar riscos à saúde, dentre outras especificidades técnico-científicas que serão consideradas na reorganização para o retorno presencial”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais