> >
Adultos não vacinados no ES são minoria, mas representam quase metade das internações

Adultos não vacinados no ES são minoria, mas representam quase metade das internações

Informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, que faz um alerta para a necessidade de imunização e a importância de completar o esquema vacinal

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 13:01- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Errata Atualização
13 de janeiro de 2022 às 18:34

O título da reportagem e o texto foram atualizados para deixar mais claro que, embora os não vacinados correspondam a quase metade dos internados por Covid-19 no Estado, o número de pessoas que se recusaram a tomar vacina corresponde a apenas 3,5% da população adulta. Ou seja, quase metade dos leitos atualmente são ocupados por um grupo que representa uma pequena parcela população.

Quase a metade das pessoas que atualmente estão internadas em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Espírito Santo com a Covid-19 não se vacinaram contra a doença. Segundo números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de todas as pessoas internadas, 47% delas não tomaram a vacina contra a Covid. 

Apesar de ocuparem quase metade dos leitos de Covid-19 no Estado, o número de adultos não vacinados representa apenas 3,5% de toda a população adulta no Espírito Santo. Ou seja, a minoria de capixabas que se recusa a tomar vacina tem pressionado o sistema de saúde, ocupando quase metade das vagas em hospitais.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (13), em um vídeo feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Ele faz um alerta para a necessidade de vacinação e a importância de completar o esquema vacinal - sem atraso em segundas ou terceiras doses.

Aspas de citação

A pandemia não dá chance para opinião distinta daquela que reconheça que as vacinas são seguras e eficazes e reduzem o risco de uma evolução para quadro grave e óbito. Vacine-se o quanto antes

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

O secretário chamou atenção para os mais de  450 mil capixabas que estão com o esquema vacinal atrasado. São pessoas que podem, mas não voltaram para receber a segunda, terceira ou quarta dose. Nésio Fernandes afirma que os parcialmente vacinados representam "percentual importante das internações hospitalares". 

ES espera ampliar a oferta de leitos de UTI para pacientes com Covid nas próximas semanas
Leitos de UTI para pacientes com Covid. (Hélio Filho/Secom-ES)

"Se considerarmos o percentual da população com menos de 60 anos, temos 75% da população com mais de 18 anos ocupando os leitos de internação em enfermaria e UTI", disse o secretário.

Segundo dados do Painel Covid-19, atualizados pela última vez na quarta-feira (12), o Espírito Santo tem 74,16% dos leitos de enfermaria e UTI ocupados por pacientes - 462 dos 623 leitos contam com pacientes de Covid. O percentual não considera os leitos que podem ser ampliados futuramente.

ÔMICRON GERA 4ª ONDA DA PANDEMIA NO ESTADO

A quarta onda da pandemia do coronavírus já está estabelecida no Espírito Santo, segundo avaliação de especialistas, que consideram que o número recorde de contaminações pelo vírus é um indício claro de que é preciso reforçar os cuidados contra a Covid-19. O Estado chegou a registrar quase 7 mil casos da doença em 24h, o maior número desde o início da pandemia.

O crescimento do número de infecções está ligado à expansão da variante Ômicron da Covid, que é de fácil disseminação e já corresponde a 97% dos casos confirmados da doença em território capixaba.

Em sua página no Twitter, no dia 10 de janeiro, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também confirmou que o Espírito Santo já está passando pela quarta onda de contaminação.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais