> >
Covid-19: testes sobre reinfecção devem começar em julho no ES

Covid-19: testes sobre reinfecção devem começar em julho no ES

Estado aguarda chegada dos kits para dar início à investigação; objetivo é verificar o comportamento dos anticorpos em pessoas que já se recuperaram da doença

Publicado em 13 de julho de 2020 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Teste rápido de coronavírus
Testes sorológico que detectam os anticorpos IgG serão usados para investigas casos de reinfecção no ES. (Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)

A testagem para investigar possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus no Espírito Santo deve começar ainda neste mês de julho. O início previsto da pesquisa foi divulgado na tarde desta segunda-feira (13), em uma entrevista realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Embora os critérios de seleção não estejam totalmente definidos, os participantes serão capixabas que contraíram a Covid-19 durante o começo da pandemia. O objetivo também é verificar o comportamento dos anticorpos criados por eles no organismo, ao longo do tempo.

Aspas de citação

Serão testes sorológicos que vão permitir investigar pacientes que já foram infectados. Averiguar a titulação de anticorpos, verificar a situação em hospitais e em populações específicas. Nossa expectativa é que consigamos oferecer esses testes a partir da última quinzena de julho

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

O Estado ainda aguarda a chegada dos kits para começar a pesquisa. O material será enviado pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e pela Coordenação Geral de Laboratórios da Saúde Pública (CGLab). Já a análise será feita pelo próprio Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

Atualmente, o Lacen-ES tem analisado até 800 testes por dia. Ou seja, 500 a menos que a capacidade máxima. De acordo com o secretário, não há amostras represadas e todos os resultados saem em até 36 horas. “Essa condição nos permite que outros tipos de testagem sejam feitas no Estado”, garantiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais