Secretário da Saúde atualiza situação da pandemia do coronavírus no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista por videoconferência nesta segunda-feira (13); veja a transmissão e os principais tópicos abordados

Publicado em 13/07/2020 às 14h31
Atualizado em 13/07/2020 às 15h34

15:17

Termina a entrevista

Depois de aproximadamente 40 minutos de transmissão, a entrevista on-line desta segunda-feira (13) foi encerrada. Uma nova atualização está prevista para acontecer nesta sexta-feira (17).


15:15

Vacina contra Covid-19: sem recrutamento de capixabas para testes

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin informou que não há previsão de recrutamento de capixabas para as etapas de testes de vacinas contra a Covid-19.


15:15

Inquérito sorológico: nova fase deve começar na próxima semana

O secretário Nésio Fernandes adiantou que o próximo inquérito sorológico do Espírito Santo deve começar na próxima semana e acontecerá nos 13 maiores municípios do Estado.


15:14

Secretário revela possível retomada de atividades sociais em setembro

"É possível que retornemos a um conjunto maior de atividades sociais em setembro. No entanto, essa decisão não será tomada a partir de tendências e, sim, a partir de um contexto consolidado no Espírito Santo", adiantou Nésio Fernandes.


15:12

Quando ocorrerá a estabilização da Covid-19 no interior?

"É possível esperar que as cidades com maior atividade urbana do interior chegue à estabilização antes das cidades menores. Sempre apontamos o atraso de três semanas do interior à Grande Vitória, mas isso não reflete à situação individual de cada cidade, porque ainda temos a baixa prevalência em cidades muito pequenas", esclareceu Nésio Fernandes. 


15:10

Volta às aulas continua com data incerta

"O retorno das aulas é possível no momento em que haja queda sustentada de casos graves e óbitos. Ou seja, um retorno equivalente à fase de transmissão local. Se isso acontecer em agosto, as aulas voltam em agosto. Se isso ocorrer em setembro, voltam em setembro. Se isso não acontecer em agosto ou setembro, voltam em outubro. Nós não vamos submeter nossas crianças, jovens e trabalhadores de educação a uma situação de risco. A retomada vai acontecer no momento oportuno e seguro", garantiu o secretário.


15:08

Testes sorológicos devem ser aplicados até o final de julho

"Os critérios nós estamos definindo. São testes sorológicos que vão permitir investigar pacientes que foram infectados no início da pandemia. Averiguar a titulação de anticorpos, investigar hospitais e populações específicas. Tive uma conversa hoje com os colegas e o calendário de entrega desses kits acontecerá até quarta-feira (15). Nossa expectativa é que a partir da última quinzena do mês de julho ofereçamos esses testes para a população do nosso Estado", adiantou Nésio Fernandes, sobre os testes a serem enviados pela FioCruz.


15:06

Secretário fala sobre ampliação de leitos no ES

"Nós mantemos a estratégia de ampliação de leitos, que está em sua quinta fase. A possibilidade de não chegar a 800 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 vai depender de uma queda sustentável ao longo deste mês. Se isso acontecer, a expansão pode ser para ofertar assistência para pacientes de outras doenças. O que pode ser revisto é a compra de leitos na rede particular ou filantrópica", explicou Nésio Fernandes.


15:03

Estado já trabalha para liberar esportes, incluindo o futebol capixaba

"Podemos definir outras atividades como prática de esporte e o futebol, que tem sido demandado aqui no Espírito Santo e no Brasil como algo que precisa retomar. Estamos preparando todas essas práticas e protocolos para que, quando a segurança se estabelecer e o número de casos permitir, nós tenhamos todos esses procedimentos estabelecidos para retornar com essas atividades", complementou Luiz Carlos Reblin.


15:00

Cirurgias e atendimentos eletivos podem voltar em agosto no ES

"No Hospital Santa Rita zeramos a demanda reprimida de radioterapia. Conseguimos zerar o tempo longo de espera na ortopedia de média complexidade. Conseguimos manter o funcionamento de diversas especialidades, sem interrupção. Estamos preparando, nesta semana, uma notificação para todos os prestadores de serviços hospitalares do Estado para que, a partir de agosto, retomem um calendário de atividades eletivas, caso o momento da pandemia nos permita. Estamos preparando as condições para que no próximo mês haja essa retomada gradual, mas ainda vai depender da situação observada até o final de julho, sendo necessária uma estabilidade de até três semanas de queda de óbitos, de casos graves e da ocupação de UTI", explicou Nésio Fernandes.


14:55

Testes no ES: sem amostras represadas e possível ampliação para pacientes leves com Covid-19

"Chegamos a fazer 1.300 testes em um dia no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES). Estamos testando entre 700 e 800 por dia. O que não é a nossa capacidade máxima e não temos amostras represadas. Todas são liberadas em até 36 horas. Isso nos permite que os casos suspeitos que precisam ficar em isolamento seja menor. Temos um atraso baixo na entrega dos óbitos com suspeita de Covid-19. E, com isso, estamos abrindo a possibilidade de fazer outros tipos de testagem no nosso Estado, com a ampliação de alguns critérios para pacientes leves no Espírito Santo", disse Nésio Fernandes. Em complemento, o subsecretário Luiz Carlos Reblin afirmou que a mudança deve acontecer por uma nova nota técnica, nos próximos dias.


14:51

Coronavírus no ES: secretário alerta para prevalência mais longa no interior

"De maneira preliminar, alguns municípios do interior, como é o caso de Governador Lindenberg, ainda podem apresentar prevalências muito baixas. Se confirmado uma taxa menor de 2% no município, a margem de crescimento tem muito a avançar até 10 ou 20%. O que vai acontecer de diferentes formas, a depender dos graus de interação social, como a existência de transporte público. Por isso, é possível que no interior tenhamos que conviver com uma prevalência latente mais longa do que nos grandes centros urbanos", explicou Nésio Fernandes.


14:48

Parceria pode mostrar incidência da Covid-19 por meio do esgoto

O Governo do Estado tem trabalhado em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e destacou o trabalho mais recente, relacionado ao sistema de esgoto. "Iniciamos essa transferência de conhecimento, porque alguns países já identificaram a presença do coronavírus no esgoto e, a partir dessa presença, é possível identificar a quantidade de infectados em uma dada região", explicou Luiz Carlos Reblin.


14:45

Inquérito sorológico: Estado aguarda envio de testes

De acordo com o subsecretário de vigilância em saúde, o Estado aguarda o envio de mais testes pelo Ministério da Saúde para dar continuidade ao inquérito sorológico. "Essa atividade, além de nos preparar do ponto de vista do planejamento, vai nos permitir acompanhar a evolução da doença no Espírito Santo", esclareceu Luiz Carlos Reblin.


14:43

"O ES não colapsou", destaca secretário

"Nós não colapsamos. Tivemos dias críticos, muito tensos. Dias na primeira quinzena de junho muito intensos. No entanto, o resultado que estamos entregando para a sociedade, até o presente momento, são mais de 1.400 leitos hospitalares para pacientes da Covid-19 e um grau de adesão social que nos permitiu uma forma de transmissão que não colocou a sociedade ou o Governo Estadual em xeque", disse Nésio Fernandes.


14:40

Secretário analisa curva de casos de coronavírus no ES

"O desenho formado na curva de casos do Espírito Santo demonstra homogeneidade no enfrentamento e na capacidade do Estado de tomar medidas de distanciamento social, de garantir acesso aos serviços e de testagem. Ao ponto que não tivemos, na curva de casos, nenhuma formação de um desenho de crescimento abrupto de casos. Temos uma linha se organizando de forma contínua", afirmou Nésio Fernandes.


14:38

Covid-19 deve terminar o ano como a maior causa de mortes no ES

"No final deste ano, a Covid-19 deve chegar como a primeira causa isolada de mortes no Espírito Santo. É lamentável esse número de óbitos. São cerca de 2 mil famílias que perderam algum parente nesse período", lamentou e adiantou Luiz Carlos Reblin, subsecretário de vigilância em saúde.


14:35

Hospitais apresentam melhores índices de recuperação de pacientes

Nésio Fernandes afirmou que foi percebida uma melhora na taxa de letalidade em alguns hospitais de referência do Estado. Isso acontece "na medida em que serviços de saúde passam a ter maior habilidade no manejo de pacientes críticos e maior conhecimento de tratamentos, com o uso de corticoides nas unidades de terapia intensiva (UTI)", explicou.


14:32

Mortes por coronavírus já representam quase 10% de todas as ocorridas em 2019

"Infelizmente, chegamos ao ponto de alcançar a marca de 2 mil vidas perdidas, representando quase 10% do total de óbitos que tivemos ao longo do último ano, que somaram quase 24 mil, considerando todas as causas de mortes no Estado. Aqueles que duvidavam da letalidade e da violência da pandemia precisam fazer uma reflexão profunda", disse Nésio Fernandes.


14:30

Começa a entrevista

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início à entrevista desta segunda-feira (13) para atualizar informações sobre a pandemia e as ações de combate ao novo coronavírus no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes Pandemia Isolamento social

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.