> >
Covid-19: padre de Vila Velha não está mais intubado, mas segue na UTI

Covid-19: padre de Vila Velha não está mais intubado, mas segue na UTI

Kleber Santos Júnior passou a respirar apenas com o auxílio de uma máscara nesta quarta-feira (3); já faz praticamente um mês que ele sentiu os primeiros sintomas

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 20:04- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Diagnosticado com covid-19, o padre Kleber Santos Júnior, da Paróquia São Francisco de Assis, em Vila Velha, foi entubado e internado na UTI
Padre Kleber Santos Júnior continua melhorando e já consegue respirar apenas com a ajuda de uma máscara de oxigênio. (Divulgação/Paróquia São Francisco de Assis)

Após sucessivas melhoras e evoluções na capacidade pulmonar, o padre Kleber Santos Júnior não está mais intubado. Nesta quarta-feira (3), ele passou a respirar apenas com o auxílio de uma máscara de oxigênio. Ao todo, foram dez dias de intubação, no Hospital Praia da Costa, em Vila Velha, por causa do novo coronavírus.

De acordo com a mais recente atualização do quadro clínico, feita por membros da Arquidiocese de Vitória, o religioso já estava desde o final desta tarde sem fazer uso da ventilação mecânica. Apesar disso, por enquanto, ele continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.

Aspas de citação

A médica pediu que continuássemos em oração para o quadro não regredir, mas ele está a cada dia mais próximo de ir para o quarto e para a casa

Padre Gudialace
Diretor espiritual do padre Kleber
Aspas de citação

Com a retirada do tubo, todos os sedativos intravenosos também já tiveram o uso interrompido. Atualmente, o padre Kleber toma apenas um sedativo oral. "A situação dele ainda requer cuidados, mas o dia todo passou sem nenhuma intercorrência", comemora o texto feito a partir do boletim médico.

Nesta terça-feira (2), o padre já havia voltado a abrir os olhos e passado a maior parte do tempo acordado. "Disseram que ele estava lúcido e que conseguia fazer sim e não com a cabeça; mas ainda não sabemos se ele já consegue falar ou conversar", detalhou Padre Hugo, que atua na Paróquia São Francisco de Assis, onde Kleber é vigário.

QUASE UM MÊS DOS PRIMEIROS SINTOMAS

Ainda de acordo com as atualizações da Arquidiocese de Vitória, faz exatamente 29 dias que o padre Kleber sentiu os primeiros sintomas da Covid-19. Desde então, o religioso luta contra a doença. A ida para o hospital aconteceu na mesma data em que a intubação se fez necessária: em 24 de janeiro.

Durante este período, o quadro clínico dele foi considerado grave, com o comprometimento dos pulmões em 40%. O padre também precisou passar por sessões de hemodiálise, devido à debilidade na função hepática.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais