> >
Casagrande divulga início da imunização de idosos acima de 90 anos no ES

Casagrande divulga início da imunização de idosos acima de 90 anos no ES

De acordo com chefe do Executivo estadual, o início da nova etapa será marcado por um ato simbólico no Palácio Anchieta, às 15h desta quinta-feira (04)

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 16:24- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
A técnica em enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no ES.  O evento de vacinação no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, contou a com a presença do governador Renato Casagrande, da vice Jaqueline Morães, do secretário de saúde Nésio Fernandes e vários políticos
Casagrande em cerimônia de abertura da vacinação no ES. (Carlos Alberto Silva | Arquivo)

O governador do Estado, Renato Casagrande, informou na tarde desta quarta-feira (03), no Twitter, que o Espírito Santo iniciará a imunização dos idosos acima de 90 anos contra a Covid-19 ainda nesta quinta (04) . De acordo com o chefe do Executivo estadual, a nova etapa será marcada por um ato simbólico no Palácio Anchieta, às 15h.

Ele pede que a população esteja atenta, a partir de sexta-feira (05), ao plano de imunização dos municípios, que estabelecerão os protocolos e os locais de vacinação.

Casagrande divulga início da imunização de idosos acima de 90 anos no ES

PRÓXIMAS FASES

O Espírito Santo completou, nessa terça-feira (02), 15 dias do início da imunização contra a Covid-19, com atendimento aos grupos prioritários conforme a disponibilização das doses pelo Ministério da Saúde. Mas há um longo percurso pela frente para contemplar o público-alvo definido no Plano Nacional de Vacinação. Só na primeira fase, a estimativa seria atender 271 mil no Estado, porém ainda não há imunizantes disponíveis para todos. Assim, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) planeja a ampliação da cobertura vacinal conforme a distribuição de doses é feita pelo governo federal.

Para esta semana há uma previsão de uma nova remessa da Coronavac que deverá atender 100% dos idosos com mais de 90 anos e 8% dos trabalhadores de saúde, alcançando 80% desses profissionais se somadas às vacinas que já foram aplicadas.

Na primeira etapa ainda estão previstos os idosos com mais 75 anos, para os quais a vacina também não chegou. Dos grupos desta fase, cuja estimativa populacional no Estado é de 271.788 pessoas, já foram contemplados integralmente os indígenas aldeados, os idosos com mais de 60 anos em asilos e unidades psiquiátricas e pessoas com deficiência que residem em instituições.

Na segunda fase da campanha, o plano prevê o atendimento dos que têm de 60 a 74 anos, cuja população do Espírito Santo reúne mais de 435 mil pessoas nessa faixa etária.

Já a terceira etapa vai abranger o público que apresenta comorbidades, tais como diabetes mellitus; hipertensão arterial grave (difícil de controlar); doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; transplantados de órgão sólido; anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40). Esses somam em torno de 393 mil no Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais