> >
Governo atualiza lista da ordem da vacinação contra a Covid-19 no ES

Governo atualiza lista da ordem da vacinação contra a Covid-19 no ES

Grupo dos indígenas, pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos que vivem em casas de repouso já foi totalmente vacinado

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 16:02- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina Coronavac
Profissionais da Saúde têm prioridade na campanha de vacinação. (Carlos Alberto Silva)

governo do Espírito Santo atualizou as regras que estabelecem os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. A resolução, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (3) e assinada pelo secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, apresentou 10 perfis que estão na frente na fila da imunização. 

A publicação também revoga outras duas resoluções: a CIB 008/2021, do dia 22 de janeiro deste ano, e a CIB 009/2021, datada do dia 26 do mesmo mês. A primeira aponta os grupos prioritários para aplicação das 101 mil doses da vacina da Coronavac, composto por profissionais vacinadores, idosos em casas de repouso, povos indígenas aldeados e pessoas com deficiências ligadas a instituições. 

Já a segunda portaria revogada trata exclusivamente da população-alvo das 35 mil doses da vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca. São eles os trabalhadores da atenção primária em saúde, de hospitais e maternidades, de laboratórios de testagem, profissionais da subsecretaria de vigilância em saúde envolvidos em investigações epidemiológicas de campo relacionadas à Covid-19 e demais trabalhadores da saúde.

Com a revogação das duas portarias e publicação do novo documento, o governo do Estado unificou os grupos prioritários conforme suas prioridades, independente da fabricante da vacina que for aplicada (Coronavac ou Oxford). No novo decreto, a população indígena aldeada, que estava inserida no primeiro grupo prioritário das doses da Coronavac, foi retirada, já que, segundo o Painel Covid-19 da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), todos já foram vacinados.

A imunização também já foi finalizada no grupo dos idosos moradores de casa de repouso e as pessoas com deficiências institucionalizadas, por isso, eles não fazem mais parte da população prioritária. Segundo o Painel Vacinação da Sesa, 129.394 pessoas estão inseridos no grupo prioritário de vacinação e 93.662 já receberam a primeira dose, o equivalente a 73%.

Confira abaixo os grupos prioritários para recebimento da vacina contra a Covid-19:

  • 01

    Profissionais vacinadores envolvidos na campanha de vacinação contra a Covid-19

     

  • 02

    Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos

     

  • 03

    Trabalhadores das residências inclusivas para pessoas com deficiências

     

  • 04

    Trabalhadores de hospitais e maternidades

     

  • 05

    Trabalhadores do Samu e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19

     

  • 06

    Trabalhadores das Unidades de Pronto Atendimento

     

  • 07

    Trabalhadores da Atenção Primária em Saúde

     

  • 08

    Trabalhadores dos laboratórios (Laboratório Central, laboratórios que façam testes RT-PCR de Covid-19 e demais laboratórios)

     

  • 09

    Trabalhadores da Vigilância em Saúde e outras áreas envolvidos em investigações de campo relacionadas à Covid-19

     

  • 10

    Demais trabalhadores da saúde, iniciando por aqueles com mais de 60 anos de idade

     

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais