> >
ES vai vacinar 20 mil idosos acima de 90 anos a partir de fevereiro

ES vai vacinar 20 mil idosos acima de 90 anos a partir de fevereiro

Até então, os únicos idosos imunizados no Estado são os que estão internados em instituições de longa permanência, contemplados no grupo prioritário da primeira fase da campanha de vacinação; saiba mais

Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 19:27- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Joana Ornelas dos Santos, de 102 anos, sendo vacinada contra o coronavírus
Joana Ornelas dos Santos, de 102 anos, é moradora do Lar do Idoso Avedalma. (Claudio Postay)

Dando sequência à campanha de imunização contra o novo coronavírus no Espírito Santo, o governo do Estado planeja iniciar a vacinação de pessoas acima de 90 anos de idade, que não estão em instituições de longa permanência, em fevereiro. 

O grupo é um dos que mais tem chances de desenvolver a forma grave da Covid-19, e a expectativa é de que cerca de 20 mil idosos nesta faixa etária sejam vacinados.

ES vai vacinar 20 mil idosos acima de 90 anos a partir de fevereiro

A informação foi confirmada ao final desta tarde pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segundo a qual, "foi pactuado junto ao Ministério da Saúde a inclusão do público-alvo acima de 90 anos na vacinação contra a Covid-19. A Resolução está sendo produzida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Sesa."

Até então, os únicos idosos imunizados no Estado são os que estão internados em instituições de longa permanência, contemplados no grupo prioritário da primeira fase da campanha de vacinação, conforme parâmetros estabelecidos pelo governo federal;

Deste o dia 18, até o início da noite desta sexta-feira (29), 50.945 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em território capixaba, entre idosos e deficientes institucionalizados, índigenas aldeados e trabalhadores da saúde.

Somente a cobertura dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia ainda não foi concluída; até o momento 72% foram imunizados, segundo dados do “vacinômetro” do Painel Covid, da Sesa.

Entre doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac, e da Covishield, da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, o Espírito Santo recebeu, até agora, 153.020 unidades da vacina, destinadas à primeira e a segunda aplicação dos imunizantes. Quem já recebeu a primeira dose da Coronavac, por exemplo, receberá o reforço já em fevereiro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais