> >
Coronavírus: veja quais prefeituras do ES já cancelaram a queima de fogos

Coronavírus: veja quais prefeituras do ES já cancelaram a queima de fogos

Governo estadual recomendou cancelamento dos shows pirotécnicos a fim de evitar aglomeração, medida que já foi seguida por alguns municípios

Publicado em 2 de dezembro de 2020 às 16:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Queima de fogos em Camburi, no Réveillon 2019
Queima de fogos em Camburi, no réveillon 2019. (Reprodução/TV Gazeta)

A pandemia do novo coronavírus, que começou no início de 2020, vai afetar também as tradicionais queimas de fogos e os eventos promovidos pelas prefeituras capixabas para a virada do ano. O governo estadual recomendou o cancelamento dos shows pirotécnicos a fim de evitar aglomeração, medida que já foi seguida por alguns municípios. 

Desde o início da pandemia de coronavírus, shows, eventos públicos, boates, festas de grandes proporções não estão permitidos. O governo do Estado vem prorrogando a proibição com novos decretos, o último deles publicado nesta terça-feira (01) em edição extra do Diário Oficial do Estado. A queima de fogos, porém, não está proibida embora o governo não recomende.

"O decreto veda a realização de grandes eventos, veda a utilização de espaços como boates e casas de show e nós fizemos uma recomendação para que neste momento difícil não haja queima de fogos nas praias. Não é uma proibição, é uma recomendação. Cada cidade vai ter que avaliar a realização ou não deste tipo de atividade", explicou subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin,  em entrevista à TV Gazeta.

Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que todas as medidas de restrição são qualificadas de acordo com o mapeamento de risco e que elas visam à necessidade de adoção de ações coordenadas para enfrentamento da emergência em saúde pública causada pela Covid-19.

"Quanto a atividades com shows pirotécnicos, a Sesa recomenda que não ocorram para evitar aglomerações. Tais atividades não são adequadas diante do atual contexto da pandemia no Espírito Santo", diz a nota.

O QUE DIZEM AS PREFEITURAS DO LITORAL

Vitória, Vila Velha e Anchieta decidiram por não fazer queima de fogos nem shows.  Por recomendação do Ministério Público do Espírito Santo e orientação do governo do Estado, a Prefeitura da Serra disse que vai suspender todas as festividades de final de ano previstas no calendário cultural, para evitar aglomerações que ofereçam risco à saúde coletiva. O município de São Mateus informou que não há nada definido, mas que deve seguir as orientações que o governo do Estado determinar.

Já a Prefeitura de Guarapari, que chegou a confirmar a queima de fogos, também decidiu cancelar o evento por causa do avanço da Covid-19.

As prefeituras de Marataízes e Piúma informaram que ainda não definiram sobre o réveillon e, por enquanto, não tem evento programado. Já em Presidente Kennedy, a prefeitura comunicou que não irá realizar eventos ou queimas de fogos.

Este vídeo pode te interessar

Nas praias de Itapemirim, os shows já foram descartados pela prefeitura, que vai analisar, junto ao governo do Estado, a possibilidade de fazer a queima de fogos de forma segura. As demais cidades do litoral capixaba ainda não responderam se terão programação de réveillon. Assim que responderem, esta matéria será atualizada; 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais