> >
Contaminados com Covid-19 no ES lotariam 5 estádios como o Kleber Andrade

Contaminados com Covid-19 no ES lotariam 5 estádios como o Kleber Andrade

Estádio localizado em Cariacica tem lotação máxima de 19.600 lugares. Doença que chegou ao Espírito Santo em fevereiro se alastrou para todas as regiões capixabas

Publicado em 17 de agosto de 2020 às 18:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Estádio Kleber Andrade, que pertence ao governo do Estado
Estádio Kleber Andrade, localizado em Cariacica, tem  19.600 lugares . (Bernardo Bracony/TV Gazeta)

Covid-19 já faz parte da história de mais de 100 mil pessoas no Espírito Santo - total da população infectada pelo coronavírus. Identificada pela primeira vez na Ásia no final de 2019, a nova doença correu o mundo e chegou ao Estado em fevereiro de 2020. Desde então, tem se alastrado para todas as regiões capixabas dividindo o grupo de doentes entre curados e mortos. 

Contaminados com Covid-19 no ES lotariam 5 estádios como o Kleber Andrade

Para se ter uma dimensão do alcance que o vírus tomou, se todos os contaminados fossem reunidos em um mesmo espaço, as 100.859 pessoas que testaram positivo para a Covid-19 lotariam pelo menos cinco estádios como o Kleber Andrade, em Cariacica, que tem 19.600 lugares.

A marca dos 100 mil casos confirmados de coronavírus foi atingida no Espírito Santo nesta segunda-feira (17). Neste mesmo dia, 2.907 mortes provocadas pelo vírus também foram contabilizadas e outras 86.214 pessoas são classificadas como curadas, segundo informações do Painel Covid-19, ferramenta administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Para efeito comparativo, o número de contaminados equivale ao público de 50 agremiações de uma escola de samba com a estrutura da Boa Vista, que tem em média 2 mil integrantes, por exemplo. Já o quantitativo de curados corresponde a seis vezes a  lotação máxima de setores do Sambão do Povo, em Vitória. 

VEJA COMPARATIVO

Esses números atestam o potencial nocivo da pandemia no Espírito Santo, destaca o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Mas, segundo ele, medidas restritivas, como suspensão das aulas presenciais e o fechamento do comércio não essencial, contribuíram para que o Estado pudesse frear o ritmo de contágio.

Aspas de citação

Esse número representa o elevado potencial de transmissão da doença. Em abril, 10 contaminados infectavam outras 35 pessoas. Com ações restritivas do governo e a adoção de medidas por parte da população, conseguimos reduzir essa taxa

Pablo Lira
Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves
Aspas de citação

A doutora em Saúde Coletiva e Epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, também destaca a  elevada velocidade de contaminação do vírus. Na avaliação dela, 100 mil contaminados é um "número expressivo".

Aspas de citação

A letalidade dessa doença não é grande, o problema maior é a explosão de casos, porque ela contamina muito rápido as pessoas

Ethel Maciel
Epidemiologista
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais