Publicado em 19 de maio de 2020 às 17:14
Centro de referência para o tratamento de pacientes da Covid-19 no Noroeste do Espírito Santo, o Hospital Sílvio Avidos, em Colatina, deve contar com mais 35 leitos exclusivos para a doença no prazo de um mês. Isso significa que a capacidade deste tipo de atendimento deve dobrar até o final de junho.
Atualmente, o local tem 16 leitos destinados às vítimas da pandemia: dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI), três de isolamento e três de enfermaria. A estrutura foi detalhada por um dos diretores do hospital, Almiro Schimidt.
Almiro Schimidt
Diretor do Hospital Sílvio AvidosO Governo do Espírito Santo oficializou nesta terça-feira (19) a entrega dos dez leitos de UTI, que ficaram prontos na semana passada. Governador do Estado, Renato Casagrande adiantou que a maior parte da expansão deve ocorrer ainda neste mês.
Renato Casagrande
Governador do Espírito SantoA ampliação aconteceu graças a uma parceria firmada entre a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Colatina (Força e Luz Santa Maria) e o hospital filantrópico São José, que passou a abrigar o setor de pediatria do Sílvio Avidos. Com essas adaptações, acreditamos que a região estará bem atendida, afirmou o secretário estadual da saúde, Nésio Fernandes.
Nesta segunda-feira (18), três hospitais ficaram com todas as unidades de terapia intensiva (UTI) ocupadas. Entre eles, o Sílvio Avidos, em Colatina. A situação permanece a mesma nesta terça-feira (19), de acordo com o Painel Covid-19, do Governo do Estado.
Diante dessa alta demanda, Casagrande reforçou a importância das medidas de isolamento social. Estamos abrindo mais leitos a cada semana, mas nós também estamos em uma fase de crescimento do contágio. Por isso, reforço esse pedido às pessoas para não termos um colapso do sistema de saúde, disse.
Até o momento de publicação desta reportagem, Colatina já havia registrado 115 casos confirmados do novo coronavírus e três mortes. No entanto, o Hospital Sílvio Avidos é referência na Região Noroeste e atende um total de municípios cuja população é estimada em 800 mil pessoas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta