> >
Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus

Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus

Sesa explicou que medida foi necessária porque profissionais enfrentam problemas para chegar até a unidade e o abastecimento de água na região está prejudicado

Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 11:45- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Hospital Roberto Silvares, em São Mateus
Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. (Divulgação/Sesa)

Devido às fortes chuvas, o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, suspendeu as cirurgias eletivas até o próximo domingo (25). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que foi colocado em prática um Plano de Contingência para a unidade, visando garantir os serviços de atendimento de urgência e emergência.

A Sesa explicou que a suspensão ocorre porque os profissionais que atuam no hospital têm tido dificuldade de chegar ao trabalho e o abastecimento de água na região ficou prejudicado, como consequência dos transtornos causados pela chuva.

São Mateus tem sido impactado por um grande acumulado de chuva desde novembro. A prefeitura declarou estado de calamidade pública nesta segunda-feira (19), após novas ocorrências, como o deslizamento de terra na ladeira do Besouro, localizada na Avenida Cricaré, no bairro Porto. Uma ponte que liga a região central ao balneário de Guriri está interditada porque o nível de um córrego subiu.

A reportagem de A Gazeta questionou à Sesa quantas cirurgias estavam marcadas para o período entre esta terça-feira e o próximo domingo (25) e qual a orientação ao paciente que iria ser atendido nesta semana. Segundo a pasta, de 40 cirurgias agendadas para a semana entre 18 e 24 de dezembro, 18 cirurgias serão suspensas, além de avaliações. Serão mantidas 52 avaliações em casos de risco para pacientes. Confira a nota na íntegra:

"Num somatório de 40 cirurgias agendadas para a terceira semana de dezembro (18 a 24), o HRAS informa que serão suspensas 18 cirurgias além de avaliações/ambulatório (cirurgia geral, cirurgia urológica, cirurgia vascular, pequenas cirurgias, risco anestésico), que, dentre outros, totalizam 128 suspensões/pacientes até sábado (24/12).

Registra ainda que serão mantidas 35 avaliações (risco) cardiológicas, 12 avaliações (risco) anestésicas e 05 avaliações para cirurgia vascular, na quinta-feira (22), totalizando um volume de 52 atendimentos/pacientes.

O HRAS destaca que todos os pacientes estão cientes quanto às alterações ocorridas por razões de força maior; e que todos os agendamentos já programados serão cuidados com prioridade não havendo possibilidade de retorno dos clientes à fila de espera".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais