> >
Casagrande assina decreto de reestruturação da PM e do Corpo de Bombeiros

Casagrande assina decreto de reestruturação da PM e do Corpo de Bombeiros

Pacote de medidas inclui volta do Batalhão de Missões Especiais (BME), novas unidades do Corpo de Bombeiros, dentre outras mudanças anunciadas em agosto; saiba mais

Publicado em 27 de setembro de 2021 às 12:36

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Governador Renato Casagrande discursa durante anúncio da reestruturação do serviço de Segurança Pública
Governador Renato Casagrande discursa durante anúncio da reestruturação do serviço de Segurança Pública. (Helio Filho/Secom)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande assinou nesta segunda-feira (27) o decreto que oficializa a reestruturação organizacional da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O pacote de medidas, que tem como objetivo levar aos capixabas serviços de segurança mais eficientes, havia sido anunciado no mês de agosto.

Entre as ações está o retorno do Batalhão de Missões Especiais (BME), uma promessa de campanha do governador. Atualmente, a força especial da Polícia Militar era desempenhada pela Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), que substituiu o BME no governo de Paulo Hartung. A Polícia Militar também contará em breve com o Batalhão de Cães, que dará suporte às missões.

Também estão inclusas a abertura de quatro novas companhias independentes da Polícia Militar, sendo duas na Grande Vitória, em Nova Rosa da Penha (Cariacica) e São Torquato (Vila Velha), e duas em Jaguaré e Pinheiros, no interior do Estado. Além disso, foi criado o 6º Comando Ostensivo de Polícia Regional, com responsabilidade territorial dos municípios de Cariacica, Guarapari, Viana e Vila Velha.

"Não tenham dúvidas. A Academia de Polícia Militar (do ES) será uma das melhores Academias de Polícia do Brasil. E isso se dá com planejamento, com gestão, com comprometimento institucional", avaliou o comandante-geral da PMES, Douglas Caus.

Já no Corpo de Bombeiros, foram criadas duas novas unidades operacionais, localizadas em Vila Velha e Serra. Foram criados ainda o Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec), que é responsável pela integração das agências do Estado nos serviços de monitoramento hidrometeorológico, e o Centro Especializado de Resposta a Desastres, que será responsável por atuar em treinamentos e operações.

A assinatura do decreto aconteceu durante evento realizado no Palácio Anchieta, em que também foi realizada a assinatura das promoções de integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.

"Estamos felizes que estamos resolvendo assuntos pendentes de muitos anos. Lá em Jaguaré, por exemplo, instalamos a Companhia Independente de Jaguaré, em Guriri (São Mateus) inauguramos a Companhia da Polícia Militar de Guriri. E assim por diante, a gente tem resolvido coisas que são históricas na Polícia Militar, na Polícia Civil, nos Bombeiros", observou Casagrande.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais