> >
Sedu corrige informação e diz que aplicativo está no ar

Sedu corrige informação e diz que aplicativo está no ar

Após informar que o aplicativo só estaria disponível nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Educação voltou atrás e disse que o app já está no ar

Publicado em 15 de abril de 2020 às 11:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aulas pela TV aberta, com conteúdo para estudantes da rede estadual de ensino, tiveram início nesta quarta-feira (15)
Aulas pela TV aberta, com conteúdo para estudantes da rede estadual de ensino, tiveram início nesta quarta-feira (15). (Reprodução)

Prometido para estar disponível nesta quarta-feira (15) em celulares do sistema Android, o aplicativo do Programa “EscoLAR” não estava sendo localizado pelos usuários. Diversas pessoas relataram, desde a manhã, dificuldades em encontrar o app nas plataformas de download nos smartphones. A reportagem também tentou localizar o app “EscoLAR”, mas não obteve sucesso.

Ao ser questionada, a Secretaria de Estado da Educação, em um primeiro momento, respondeu à reportagem, dizendo que o aplicativo estaria disponível nos próximos dias. Já no fim da manhã, corrigiu a resposta, informando que o aplicativo "está disponível e que o acesso patrocinado é que estará disponível na próxima semana".

A reportagem voltou a pesquisar pelo aplicativo e o localizou, buscando por “EscoLAR Prodest”. Dentro da plataforma, havia apenas algumas instruções em inglês e nenhum conteúdo publicado. Veja o link que encontramos

Aplicativo aparece para download em loja do Android após busca por
Aplicativo aparece para download em loja do Android após busca por "EscoLAR Prodest". (Reprodução)

Em entrevista ao ES1, da TV Gazeta, o secretário Vitor de Angelo informou que o aplicativo não é para aula e sim para uma interação entre os alunos e professores.

“O aplicativo não é para aula. A aula é pela TV. O aplicativo é para interação entre professor e aluno, que pode envolver tanto em algum momento para tirar dúvidas quanto para o professor postar alguma atividade, eventualmente fazer alguma avaliação. Não no sentido atribuir nota para aprovar ou reprovar, mas para fazer algum tipo de aferição da aprendizagem. Então, é mais para interação do que um instrumento para quiz ou tira-dúvidas”, destacou.

A reportagem questionou como funcionará o “Acesso Patrocinado”, prometido para a próxima semana. No entanto, a secretaria informou apenas que “Na próxima semana é o pacote de dados (App) que estará disponível”.

Dentro do aplicativo, plataforma de aulas do Google aparece com mensagens em inglês
Dentro do aplicativo, plataforma de aulas do Google aparece com mensagens em inglês. (Reprodução)

AULAS NA TV ABERTA

As aulas na TV aberta para os 210 mil alunos da rede estadual de ensino começaram nesta quarta-feira (15). Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande destacou o objetivo do programa, afirmando que “o isolamento é necessário, mas a educação não pode parar”.

Aspas de citação

A educação é instrumento de proteção às pessoas. Por isso, lançamos o Programa EscoLAR. Garantir conteúdo e debate com os estudantes através da TV e aplicativo mantém a conexão escola, aluno e família. O isolamento é necessário, mas a educação não pode parar

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

As aulas televisionadas não seguirão o currículo normal do ano, tendo foco na realização de atividades para os alunos não ficarem totalmente afastados dos conteúdos de aprendizagem durante o fechamento das escolas por causa da pandemia do coronavírus. As aulas estão suspensas pelo menos até o dia 30 de abril.

As videoaulas foram disponibilizadas gratuitamente pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, onde já é realizada a transmissão por TV aberta desses conteúdos em função da distância entre cidades. A transmissão será feita pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da TV aberta.

Governador Renato Casagrande abre programação de aulas pela TV no ES
Governador Renato Casagrande abre programação de aulas pela TV no ES. (Reprodução)

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, toda a grade de programação das aulas está disponível no site do programa EscoLAR, que pode ser acessado no portal da própria Secretaria, no endereço www.sedu.es.gov.br. Lá, o aluno da rede pública vai encontrar os horários de transmissão nos canais e os conteúdos para cada turma.

“Ali, tem todas as informações sobre o programa. Inclusive, no menu, no item ‘Grade de Programação da TV’ estão todas as informações por semana, com a programação de cada um dos canais, em todos os turnos, cada uma das matérias que vão ser transmitidas e qual o conteúdo dessa disciplina naquele dia e horário”, explicou.

VEJA COMO VAI FUNCIONAR

AULAS PELA TV

  • Onde assistir: Durante o período de suspensão das aulas presenciais, o conteúdo educacional será transmitido em três canais de TV aberta: 8.2, 8.3 e 8,4.
  • Quem deve assistir: Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
  • Como sintonizar os canais: É necessário atualizar os canais abertos do seu aparelho de televisão. Os televisores, independes de marca, têm processos parecidos na busca de novos canais. Basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha à “busca de canais”. Conforme o aparelho, esta opção pode se chamar ‘busca/sintonia automática’, ‘programação de canais’ ou ‘sintonização de canais’.
  • Exibição e cronograma: Clique aqui e veja o cronograma de aulas com horários de exibição.
  • Reprises: As aulas serão reprisadas no dia seguinte a exibição. As atividades de segunda serão repetidas na terça, nos mesmos horários. As de quarta na quinta e as de sexta no sábado. Os conteúdos também ficarão disponíveis no site www.sedu.es.gov.br/escolar.
  • Transmissão por canal: Cada um dos três canais terá a atividade voltada para uma série em um dos turnos, conforme a tabela de horários abaixo:

Cronograma de horários e aulas pela TV do programa
Cronograma de horários e aulas pela TV do programa "EscoLar". (Sedu)

APLICATIVO "ESCOLAR"

  • Como baixar: Inicialmente o app "EscoLar" está disponível para aparelhos com sistema Android, na loja Google Play. Está em desenvolvimento ainda uma versão para IOS.
  • Como vai funcionar: Pelo aplicativo, professores poderão indicar atividades, tirar dúvidas e acompanhar a aprendizagem dos alunos através da ferramenta Google Sala de Aula.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Cartilha Programa EscoLar: como vai funcionar, dúvidas e orientações

Tamanho de arquivo: 391kb

ALUNOS DA REDE DE EDUCAÇÃO DE MUNICÍPIOS

  • Aplicativo: O app "EscoLar" será apenas para alunos da rede pública estadual, bem como a ferramenta Google Sala de Aula, que é uma parceria do Estado com o Google.
  • Videoaulas: Como as aulas na TV serão abertas, os municípios poderão usá-las também em suas redes de ensino, mas não há determinação para isso.

Este vídeo pode te interessar

TOALHAS DE ROSTO E PANO DE PRATO - Quando há mais de um morador de casa, especialistas recomendam que cada um use sua própria toalha de rosto, assim como deveria acontecer com a tolha de banho. (Amarildo)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais