> >
15 dicas práticas para a volta às aulas com segurança no ES

15 dicas práticas para a volta às aulas com segurança no ES

Alguns cuidados já são velhos conhecidos dos capixabas: higienização das mãos, uso da máscara e ausência de contato físico.  Mas há formas corretas para seguir essas orientações e evitar as chances de contágio do novo coronavírus

Publicado em 11 de outubro de 2020 às 21:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escolas adotam medidas de segurança para volta às aulas
Escolas adotam medidas de segurança para volta às aulas. (Fernando Madeira)

Depois de sete meses de paralisação, as aulas presenciais nas escolas estaduais do Espírito Santo serão retomadas nesta terça-feira (13). Na rede privada, as instituições já foram autorizadas pelo governo a reabrirem no dia 5 de outubro e, após impasses na Justiça, escolas particulares já começaram a receber os estudantes.

Dicas práticas para a volta às aulas com segurança no ES

Com a volta às aulas mantida e sem uma vacina, pais, professores e alunos têm em comum uma preocupação: como evitar a contaminação pelo novo coronavírus

A Gazeta reuniu 15 dicas de segurança para o retorno de alunos e professores às escolas a partir dos cuidados e regras na portaria divulgada pelo governo do Estado e também com a ajuda do infectologista Crispim Cerutti Júnior.  Os três principais cuidados já são velhos conhecidos dos capixabas: higienização das mãos, uso da máscara e ausência de contato físico.

Mas há cuidados práticos que podem ser adotados, como carregar sempre uma máscara extra e saber o jeito certo de levar na mochila, por exemplo. O uso de mochila de rodinhas também é a mais indicada pelo especialista, porque tem menos contato com o corpo do aluno e apenas as rodas tocam o chão sujo.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 01-R

Tamanho de arquivo: 3mb

Aspas de citação

Higienização constante das mãos, a ausência constante de contato físico e sempre usar a máscara, sem tocar a face. Esses três princípios sendo adotados da forma correta é 90% do caminho

Crispim Cerutti Júnior
Médico infectologista
Aspas de citação
  • Data: 15/03/2020 - Coronavírus Freepik - Mulher usa álcool em gel para evitar infecção de coronavírus

    01

    Carregue o seu próprio álcool em gel

    As escolas devem ter álcool em gel para os locais onde estarão os estudantes, além de água corrente e sabão em todos os banheiros. Ainda assim, é recomendável ter um pequeno frasco de álcool com você, para carregar no bolso, por exemplo, e higienizar as mãos sempre que precisar.

  • O tradicional aperto de mão foi trocado pela saudação feita com os cotovelos

    02

    Cumprimente, mas sem contato

    A saudade dos amigos é normal, mas é importante conter a vontade de abraçar os colegas. Use o seu sorriso, ou no máximo os cotovelos, na hora de cumprimentar professores e colegas de classe, mas nada de aperto de mão, abraço ou beijo.

  • Crianças de máscara olhando pela janela de casa: quarentena

    03

    Tenha máscaras extras na mochila

    A máscara precisa ser trocada a cada duas horas. Se o aluno vai passar 4 horas na escola, precisa ter pelo menos mais uma máscara na mochila para fazer a troca no momento necessário. Além disso se, por qualquer motivo, a máscara molhar é preciso substituí-la imediatamente. "As máscaras têm função importante de evitar a saída de partículas, mas perdem a finalidade toda vez que são umedecidas. Se a pessoa tossir, espirrar, precisa trocar mesmo antes do intervalo de duas horas. É importante ter mais máscaras na bolsa", explica o médico Crispim Cerutti Júnior. 

  • Máscara e mapa do ES

    04

    Armazene a máscara na mochila corretamente

    A máscara limpa deve ficar bem protegida na mochila, por isso o ideal é que ela esteja dentro de um saco de papel ou de plástico. O mesmo vale na hora de guardar a máscara suja: ela deve estar dentro de uma sacola, para não ter contato com os demais objetos que estão na mochila.

  • Mulher usando máscara e álcool em gel

    05

    Higienizar as mãos na hora de trocar a máscara

    Toda vez que for necessário trocar a máscara é fundamental repetir o seguinte passo a passo: higienizar bem as mãos, retirar a máscara usada e colocar em uma sacola, higienizar as mãos e colocar uma máscara limpa.

  • aula -aluno - ensino - distancia - escola - curso

    06

    Não compartilhe objetos

    Cada aluno deve ter o seu próprio material escolar, não devendo trocar ou emprestar objetos como lápis, caneta, borracha ou brinquedos (no caso das crianças menores). "Uma das formas de contágio é o contato. Não pode haver partilha de objetos, uma vez que o vírus permanece vivo nas superfícies por muito tempo."

  • Tudo pronto para volta às aulas na CEEFTI Galdino Antonio Vieira. As escolas ficaram fechadas por meses por causa da pandemia de coronavírus

    07

    Carregue seu copo ou garrafa de água

    Nada de tomar água direto do bebedouro. O ideal é que cada aluno tenha na mochila o seu copo ou garrafa de água. 

  • Futebol

    08

    Atenção no recreio e nas atividades físicas

    O recreio precisa ser comedido. Vale circular e conversar, mas sempre de máscara e nada de brincadeiras de contato físico. "É importante ter supervisores na área do recreio para evitar que os alunos extrapolem e fiquem próximos demais", diz o infectologista.

  • Pessoa usando mochila no ombro

    09

    Prefira mochilas de rodinha

    Prefira mochila de rodinhas, que tem menos contato com o corpo do aluno e apenas as rodas tocam o chão sujo. Além disso, é possível higienizar mais facilmente o local onde as mãos tocam para puxar a mochila. "A mochila tradicional, carregada nas costas, é a menos recomendada, porque não tem como ter um controle de onde a mochila esbarra", defende o médico.

  • Tudo pronto para volta às aulas na CEEFTI Galdino Antonio Vieira. As escolas ficaram fechadas por meses por causa da pandemia de coronavírus

    10

    Janelas e portas sempre abertas

    Manter abertas todas as janelas e portas dos ambientes, priorizando, sempre que possível, a ventilação natural.

  • Homem trabalha de máscara no casamento de Mara Gabriela Amorim, 30 anos, e João Pedro Pereira, 24 , se casaram no meio da pandemia

    11

    Protetor facial para professores

    Professores devem usar protetor facial (face shield) sempre que precisar chegar muito perto dos alunos para explicar uma atividade. Isso vale, especialmente, para os professores da educação infantil e alfabetização, que necessitam ficar próximos ao aluno para ensinar. 

  • Biblioteca

    12

    Cuidados na biblioteca e laboratórios

    Caso a biblioteca escolar seja utilizada, devem ser implementadas medidas para garantir a devolução e empréstimo de livros em condições de segurança, devendo ser separado local específico para os materiais devolvidos, os quais serão mantidos no acervo por cinco dias para serem novamente liberados para empréstimo.

  • Tudo pronto para volta às aulas na CEEFTI Galdino Antonio Vieira. As escolas ficaram fechadas por meses por causa da pandemia de coronavírus

    13

    Aulas ao ar livre, sempre que possível

    Sempre que possível, privilegiar atividades nas áreas externas, espaços mais amplos e arejados (pátios, jardins) e em regime rotativo dos grupos, considerando o distanciamento físico recomendado.

  • Tudo pronto para volta às aulas na CEEFTI Galdino Antonio Vieira. As escolas ficaram fechadas por meses por causa da pandemia de coronavírus

    14

    Escalonamento na entrada e saída dos estudantes

    Sempre que possível, os horários de entrada e saída dos alunos devem ser escalonados, a fim de evitar aglomeração. Pais e responsáveis também devem esperar pelas crianças do lado de fora, para diminuir a circulação de pessoas dentro da escola.

  • 15

    Higienize todo o material ao chegar em casa

    Crie uma área de barreira em casa, para higienizar todo o material que estiver na mochila. Caderno, canetas, lápis, roupas (no caso de crianças menores), livros e mochila devem ser sempre higienizados no retorno para casa. O aluno também deve colocar o uniforme para lavar e tomar um banho assim que chegar. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais