> >
Mostra 'Queerentena' conta com obra de artista plástico capixaba

Mostra "Queerentena" conta com obra de artista plástico capixaba

Rick Rodrigues apresentou máscaras bordadas à mão na primeira exposição virtual do Museu da Diversidade Sexual e ilustrou isolamento e crítica política

Publicado em 7 de julho de 2020 às 15:00

O artista plástico Rick Rodrigues
O artista plástico Rick Rodrigues Crédito: Patrícia Sales/Reprodução/Instagram @rickrodriguess

Artistas LGBTs+ do Brasil todo estão participando da Queerentena. Trata-se do nome dado à recém-lançada exposição virtual do Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo. As obras retratam o momento da pandemia do coronavírus no País e servem para avaliar o isolamento imposto pelo surto da Covid-19 sob outros ângulos. 

Até agora, a exposição conta com 30 obras, entre fotos e vídeos, que mostram como artistas LGBTI+ se veem na quarentena. Entre elas, está a de um capixaba.

Em "Pandemia, Março 2020", Rick Rodrigues, de 31 anos, usou de sua marca registrada na arte para ilustrar um pouco do sentimento da quarentena, como explica ao Divirta-se. "Meu trabalho foi bordado em máscaras descartáveis. Fiz uma série, que não está fechada, e três (máscaras) desta série estão na exposição", fala.

Ele, que atualmente é famoso por bordados em peças inusitadas, já aplicou a técnica em sacolas plásticas, caixas de remédios e em caixas de papelão para criar diálogo entre a mensagem da obra e o contexto, como é o caso de "Queerentena". "As máscaras viraram símbolo nesse momento. Sempre tento buscar um suporte como mensagem, tirar o bordado do lugar comum. E acontece de forma intuitiva", detalha.

"Hoje meu trabalho mais conhecido é o bordado. Mas trabalho com várias linguagens. Me considero um artista multimídia"

Rick Rodrigues

Artista plástico
Máscara bordada pelo artista plástico Rick Rodrigues, do Espírito Santo, que participa de exposição LGBT+ sobre a pandemia da Covid-19 no Museu da Diversidade Sexual
Máscara bordada pelo artista plástico Rick Rodrigues, do Espírito Santo, que participa de exposição LGBT+ sobre a pandemia da Covid-19 no Museu da Diversidade Sexual Crédito: Museu da Diversidade Sexual/Queerentena/Reprodução
Máscara bordada pelo artista plástico Rick Rodrigues, do Espírito Santo, que participa de exposição LGBT+ sobre a pandemia da Covid-19 no Museu da Diversidade Sexual
  Crédito: Museu da Diversidade Sexual/Queerentena/Reprodução

"Assim como nas que estão na exposição, as outras máscaras fazem críticas políticas ao momento que estamos vivendo e também promovem reflexão pelo afastamento social", fala.

3.785 PESSOAS

É O NÚMERO DE VISITANTES VIRTUAIS QUE A EXPOSIÇÃO RECEBEU NA SEMANA EM QUE FOI ABERTA NA WEB

Em Pandemia, o artista selecionou duas máscaras inspiradas em "A Criação de Adão", afresco de Michelangelo, e uma terceira peça que mostra a frase "Deus abençoe nossa pátria querida". Elas, respectivamente, simbolizam o afastamento social das pessoas por meio do toque sensível de dois dedos e fazem crítica política ao tratamento com a pandemia.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais