Tráfico no ES: quando a lei chega ao andar de cima

A operação, encabeçada pela Polícia Civil, que investiga empresários, uma advogada e até um coronel da reserva da PM envolvidos com o PCV é exemplo de estratégia que pode descapitalizar e enfraquecer o crime

Publicado em 15/05/2025 às 01h00
Operação Baest: polícia faz buscas em mansões, apreende carros de luxo, joias e obras de arte
Operação Baest: polícia faz buscas em mansões, apreende carros de luxo, joias e obras de arte. Crédito: Divulgação | Polícia Civil

Foram mais de R$ 100 milhões bloqueados em contas bancárias e sequestro de bens durante a Operação Baest, levada às ruas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (14), o que dá a dimensão dos valores que circulam no tráfico no Espírito Santo e o esquema necessário para a lavagem desse dinheiro. A operação ocorreu simultaneamente no Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com mais de cem policiais civis de todo o país.

Eles entraram com mandado em mansões, onde recolheram joias, relógios e obras de arte. E armas. Os veículos de luxo também chamaram atenção, como uma Porsche Cayenne Coupé, avaliada em mais de R$ 800 mil. Foram 12 carros apreendidos. Definitivamente,  uma operação que atingiu o andar de cima do tráfico: são 20 os suspeitos investigados, entre eles empresários, uma advogada e até um coronel da reserva da Polícia Militar (PM).

Vídeo mostra carros de luxo apreendidos em operação da Polícia Civil no ES
0 seconds of 50 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Mistérios em Mãe-Bá: a indígena que morreu em lagoa de Anchieta
01:29
00:00
00:50
00:50
 

Ao combater a lavagem de dinheiro, a Polícia Civil ataca aquilo que alimenta a engrenagem do tráfico de drogas: as finanças. É o dinheiro que compra as drogas que serão vendidas no Estado, assim como as armas que determinam o poder de fogo das facções. A descapitalização das organizações criminosas é uma estratégia eficiente porque desidrata esse esquema. Isso sem falar que coloca na prisão a cúpula do crime, que vive distante dos bairros conflagrados. É a lei chegando nos andares mais altos.

O 'smurfing' foi uma das técnicas usada pela organização que prestava o serviço de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando de Vitória (PCV): grandes quantias são pulverizadas em diversas contas para dificultar o rastreamento. Outra forma de limpar o dinheiro é  a compra e venda de imóveis e veículos de luxo. O dinheiro também era movimentado para as regiões de fronteira para o financiamento de drogas e armas.

É a repressão mais estratégica, por desmantelar um esquema que garante dinheiro com aparência lícita aos criminosos. Um trabalho importante de inteligência, realizado pelos setores especializados da Polícia Civil, que tem resultado concreto. É assim que se incomoda quem se beneficia do tráfico, mas vive sob a aparência da legalidade. Algo tão nocivo para a sociedade quanto o traficante.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.