> >
Polícia Penal define organizadora do concurso público com 600 vagas

Polícia Penal define organizadora do concurso público com 600 vagas

O próximo passo será a assinatura do contrato entre a banca e a Polícia Penal. O edital está previsto para sair ainda no segundo semestre de 2025

Publicado em 17 de julho de 2025 às 11:05

Centro Prisional Feminino de Cariacica/Presídio/Polícia Penal
Centro Prisional Feminino de Cariacica/Presídio/Polícia Penal Crédito: Fernando Madeira

concurso público para Policia Penal do Espírito Santo será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap). A oferta será de 600 vagas, com salário inicial de R$ 5.388.

A confirmação foi publicada no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal na última quarta-feira (16). O próximo passo será a assinatura do contrato entre a banca e a Polícia Penal. O edital está previsto para sair ainda no segundo semestre de 2025.

As contratações foram autorizadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) em julho de 2024. Com isso, foram iniciados os procedimentos administrativos para selecionar a banca organizadora do concurso e os demais critérios de seleção.

Para participar do concurso, o candidato precisa ter o nível médio e carteira de habilitação na categoria B ou superior.

Em tramitação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar 17/2025 altera o plano de carreira de policiais penais, excluindo requisito de altura mínima para ingresso na carreira. Atualmente, a exigência é de 1,65 metro para homens e 1,60 para mulheres.

O último concurso da Polícia Penal foi realizado em 2023, com uma oferta de 600 vagas para o cargo de inspetor penitenciário, função que foi extinta em janeiro de 2024 com a criação da Polícia Penal. Ao todo, mais de 38 mil candidatos participaram do processo seletivo. Na época, o certame foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

A seleção contou com prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, redação, Teste de Aptidão Física, exame de saúde, exame psicotécnico, investigação social e curso de formação.

Entre as atribuições do cargo de policial penal estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.

Professor dá dicas para candidatos que querem memorizar as matérias estudadas
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Polícia Penal

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais