> >
Vídeo: confira seis dicas para quem quer começar a investir agora

Vídeo: confira seis dicas para quem quer começar a investir agora

Deixar os mitos e tabus de lado e começar a dar os primeiros passos para investir é mais simples do que parece. Especialistas ensinam por onde começar

Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 08:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vin�cius Brand�o
[email protected]

Começar a investir pode parecer um bicho de sete cabeças para muita gente, especialmente quando pessoas do meio parecem falar uma língua que você não entende nem consegue acompanhar, com termos e siglas como benchmark, CDI, CDB, entre outros. Sem contar alguns mitos que a pessoa precisa ter muito dinheiro para investir ou que isso é sempre muito arriscado.

Mas deixar os mitos e tabus de lado e começar a dar os primeiros passos para investir é mais simples do que parece. Tudo começa com autoconhecimento. De acordo com o assessor de investimentos na Valor Investimentos Bruno Hamú, quem quer começar precisa primeiramente descobrir qual seu perfil de investidor, ou seja, quem é ela no mercado financeiro.

“É importante a pessoa conhecer e respeitar o seu perfil de investimento. Não fazer investimentos de risco que seu perfil não tolera. Os investimentos acontecem aos poucos, a rentabilidade acontece dentro de um horizonte de prazos.”

Existem três tipos de perfis: o conservador, que não admite perder nada; o moderado, que se arrisca, mas não de forma exagerada; e o agressivo, que está disposto a correr riscos diante da possibilidade de grandes retornos.

Também é importante estudar. Segundo o planejador financeiro na Meu Patrimônio, Renan Lima, o ato de investir é acreditar em algo. Por isso é importante um estudo mínimo para que a pessoa tenha um conhecimento e no que acreditar.

A falta de conhecimento na área é um dos principais obstáculos para quem quer começar, porém ele afirma que no mundo atual, com acesso a internet, é possível uma pessoa começar a se educar financeiramente com a grande quantidade de conteúdo a respeito disponível.

Investimentos, poupança, reserva, dinheiro
Primeiro passo é saber seu perfil de investidor. (Freepik)

"A internet tem coisas boas, mas é preciso saber filtrar, encontrar um profissional, influenciador que você se identifica, e também ter consciência que não existe ganho fácil. É questão de consistência e disciplina ao longo do tempo. Com boas fontes de informação certamente a pessoa vai tomar as melhores decisões", destaca Lima.

Nessa linha, Bruno Hamú, reforça que a pessoa que está começando precisa ler bastante, procurar informações de mercado e manter os pés no chão. 

Aspas de citação

Para o investidor quando está iniciando, o primeiro passo e o mais fundamental é criar uma reserva de emergência. E essa reserva se faz em produtos de menor risco. Normalmente, se abre mão da rentabilidade pela segurança

Bruno Hamú
Assessor de investimentos na Valor Investimentos
Aspas de citação

Esses produtos são aplicações no modelo de renda fixa e são indicados para quem está começando. Os mais conhecidos são o CDB (Certificados de Depósitos Bancários), Fundos DI e o Tesouro Direto. Esse último, para Renan Lima, será a nova poupança do brasileiro, pois tem uma aplicação mais democrática.

Através do site do Tesouro, é possível encontrar bastante conteúdo informativo de como ele funciona. É possível fazer aplicações voltadas para o curto prazo ou para reserva de emergência, por exemplo. Como também é possível fazer aplicações a longo prazo, com títulos vencendo daqui a 10, 20 ou 30 anos.

“Você está emprestando seu dinheiro para o governo, e ele está se comprometendo a devolver com juros. Isso é uma evolução da poupança”. ressalta Renan.

Já a velha caderneta de poupança sempre foi uma forma de investimento mais tradicional. Ela até pode ser usada manter para uma reserva, uma emergência. Mas apesar de ser um investimento isento de imposto, ele na maioria das vezes não cobre a inflação.

A inflação está acima da rentabilidade da poupança, então de fato não é um bom investimento. Existem alternativas com grau de risco tão baixos quanto o da poupança e com uma remuneração melhor.

DICAS PARA QUEM ESTÁ QUERENDO COMEÇAR A INVESTIR

  • 01

    Estude

    Se você realmente quer saber como começar a investir é preciso buscar informações relevantes e entender como funcionam as principais aplicações (renda fixa, renda variável, fundos, ações, etc.). Ter conhecimento é fundamental para fazer escolhas adequadas de investimento.

  • 02

    Descubra seu perfil no mercado

    Na internet é possível encontrar diversos sites que oferecem gratuitamente teste de perfil de investidor. Confira algumas boas opções de investimento para cada um dos perfis: Conservador: Tesouro Direto ou fundos de renda fixa / Moderado: Fundos multimercados / Agressivo: Ações na Bolsa de Valores.

  • 03

    Se organize financeiramente

    O primeiro passo para começar a investir é saber como organizar as finanças, com base em suas contas. Saiba exatamente quanto entra de salário e outras fontes de renda e quanto sai com as despesas do mês. Mantenha um controle, seja em planilha ou caderno. Este é o caminho para evitar dívidas e, consequentemente, ter uma noção se é possível guardar dinheiro no fim do mês e de quanto poderá investir.

  • 04

    Estabeleça objetivos

    Faça um planejamento financeiro, que é aonde você quer chegar. Se for pra adquirir um carro até o final do ano, sua situação é uma. Se seu objetivo é comprar uma casa futuramente, a situação é outra. Se seu sonho é assegurar uma aposentadoria confortável, o investimento que você precisa fazer já é outro. Pense em investimentos a curto, médio e longo prazo. A partir das metas, defina valores que pretende gastar em cada tipo de investimento e em quanto tempo pretende alcançá-los.

  • 05

    Busque plataformas de investimento que você tenha liberdade de escolha

    Procure plataformas que dão opções de investimento e que ajudem na aplicação. É importante ter alguém capacitado para dar orientações, mas também é importante saber fazer perguntas adequadas a fim de atingir seus objetivos. Hoje existem muitas corretoras que permitem acesso ao Tesouro Direto e ações de uma maneira muito mais barata e acessível do que em grandes bancos.

  • 06

    Tenha os pés no chão

    Fundos DI, CDB e o Tesouro Direto são aqueles indicados para quem está começando. São produtos com baixíssimo grau de risco e com alta liquidez. Indicados para quem está desenvolvendo uma reserva de emergência para futuramente fazer investimentos mais sofisticados, como em fundos multimercados, ações etc.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais