> >
'Síndrome da cabana': pandemia pode levar ao medo de sair do isolamento

'Síndrome da cabana': pandemia pode levar ao medo de sair do isolamento

Como forma de se proteger do novo coronavírus, foi preciso se manter isolado em casa; a retomada exige atenção, segundo a psicóloga Adriana Müller

Publicado em 29 de julho de 2020 às 18:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Síndrome da cabana
Isolamento social por meses pode causar síndrome da cabana. (Pixabay)

O início da retomada das atividades após um longo período em isolamento, mesmo ainda em meio à pandemia, traz à tona um fenômeno psicológico marcado pela angústia ou medo de voltar à rotina: a "síndrome da cabana".

Devido à expansão da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, foi necessário o isolamento social como forma de se proteger do vírus e evitar o contágio. Sem vacinas e remédios comprovados pela ciência, o período dentro de casa ainda tem um tempo indeterminado.

Segundo a psicóloga Adriana Müller, comentarista da Rádio CBN Vitória, é importante conversar sobre os sentimentos, principalmente nesse momento retomada das atividades.

Aspas de citação

Apesar desse nome, precisamos entender que não se trata de mais uma doença psicológica, de mais um problema. É um estado normal do ser humano, um conjunto de fenômenos, pensamentos, que algumas pessoas podem sentir depois de viver um isolamento prolongado

Adriana Müller
Psicóloga
Aspas de citação

Pessoas que têm a "síndrome da cabana" apresentam sinais que podem variar entre a alta irritabilidade, estresse, agressividade, inquietação claustrofóbica, angústia e desconfiança.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o CBN e a Família desta terça-feira (28), Adriana explicou que "não é fácil sair de um estado em que a gente vivia pra outra situação". Segundo a psicóloga, "nosso cérebro se adaptou com isso. Algumas pessoas têm medo, angústia, um estresse com essa volta".

O nome da síndrome — e não doença — é originado de um romance do século passado. Na época, uma escritora se mudou para um lugar frio e distante. A partir daí um psicólogo começou a fazer estudos sobre os efeitos de longos períodos de confinamento.

Assim como acontece em meio à pandemia, astronautas, cientistas e até indivíduos que permanecem hospitalizados por um longo período têm a tendência de apresentar os sinais da "síndrome da cabana".

Para amenizar os problemas causados pela volta, Adriana Müller explica que conhecer o sentimento é importante.

"Tenha consciência do que está sentindo, dê nome, converse com alguém da sua casa. Comece a criar estratégias para sua segurança. A palavra mágica é respeito", ressalta.

A psicóloga acrescenta que é preciso respeitar o tempo de cada um. "É uma adaptação ao novo cenário. As pessoas sentem isso de forma diferente", disse.

Adriana Müller completa ressaltando a importância da informação, evitando controvérsias e sentimentos desagradáveis. Ao tentar voltar ao normal, o processo precisa ser "bom e tranquilo".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais