> >
Equilíbrio: é preciso ter cautela na retomada dos exercícios após a quarentena

Equilíbrio: é preciso ter cautela na retomada dos exercícios após a quarentena

Com reabertura de academias, é preciso ter cautela para não exagerar nas atividades, tentando compensar o tempo parado ou de menos intensidade

Publicado em 17 de julho de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Homem correndo na praia de máscara
O exagero pra tentar recuperar o tempo perdido pode trazer danos. (Shutterstock)

Com o isolamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – muita gente que já havia conquistado um ritmo na atividade física, não conseguiu manter a rotina neste período. Se antes, o desafio era manter o corpo em movimento, mesmo estando em casa, agora, com a reabertura de algumas academias, muita gente deve retornar aos treinos e a dificuldade passa a ser os cuidados nesta volta para não sofrer lesões e nem cometer exageros, na tentativa de compensar pelo período em que esteve parado ou com atividades menos intensas.

De acordo com o médico do esporte e fisiatra, Fabrício Buzatto, para quem passou por essa pandemia sem contaminação ou infecção pelo novo coronavírus, o recomeço pode ser feito com uma avaliação médica detalhada com foco na prática de atividades. “Assim, é possível ter um entendimento do estado real da sua capacidade física (performance).

Depois disso, a orientação é ter o acompanhamento de um educador físico ou fisioterapeuta, começando praticamente do zero, na maioria dos casos, já que muitos só realizaram exercícios leves ou num ritmo irregular, estando em casa”, indica.

O trabalho em conjunto desses profissionais será fundamental para uma retomada saudável das atividades. “Se antes da pandemia a atividade física era considerada importante para manter a qualidade de vida e saúde, agora é vista como vital para se ter um corpo saudável, com um sistema cardiovascular, muscular e pulmonar forte e resistente, com imunidade alta e protegido contra os efeitos das infecções e viroses.

Além disso, é preciso ficar atendo a outros fatores que contribuem para um bom desempenho nos treinos, como: dormir bem e se alimentar corretamente”, orienta.

De volta aos treinos

Este processo de retomada precisa ser gradual para que ele aconteça de forma plena, tranquila e sem prejuízos à saúde. De acordo com a educadora física, Scheila Nonato da Academia Hangar, a preferência é fazer exercícios de alongamentos e resistência muscular de forma gradual, de leve a moderada.

“Fazer as repetições dos exercícios é muito importante para voltar ao ritmo e evitar lesões. Uma opção, que pode ser interessante nesta retomada, é o treino generalista, que trabalha todas as regiões do corpo e pode ser uma excelente preparação para os treinos mais pesados”, sugere.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais