> >
A quarentena é um convite à reinvenção, diz psicóloga no ES

A quarentena é um convite à reinvenção, diz psicóloga no ES

Uma palavra que tem ganhado espaço no vocabulário do brasileiro em meio à pandemia do novo coronavírus é a "reinvenção". Muitos tentam quebrar barreiras emocionais para apreciar melhor o tempo

Publicado em 16 de julho de 2020 às 17:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Resiliência: mulher sorrindo em casa; quarentena
Segundo a psicóloga Adriana Müller "estamos sendo convidados a exercitar a reinvenção". (Pixabay)

Uma palavra que tem ganhado espaço no vocabulário do brasileiro em meio à pandemia do novo coronavírus é a "reinvenção". Durante este período, com a muitas das pessoas dentro de casa e impossibilitadas de exercer algumas atividades de maneira regular, os sentimentos como a solidão e o medo podem predominar. Por isso, na tentativa de quebrar essas barreiras emocionais e apreciar melhor o tempo, muita gente tem se reinventado. Ou seja, buscado novas formas de convívio, de comercialização e de  comunicação.

Segundo a psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória, Adriana Müller, "estamos sendo convidados a exercitar a reinvenção".

Aspas de citação

Isso requer que coloquemos em prática, até em certas situações que a gente desenvolva, capacidades de adaptações, adequações de espaços, padrões. Durante toda a vida foi de um jeito, agora precisa ser diferente

Adriana Müller
Psicóloga
Aspas de citação

Durante o quadro CBN e a Família, nesta quinta-feira (16), Adriana Müller ressaltou que as habilidades adquiridas neste período afetam diretamente na construção da nossa resiliência. Assim, podemos lidar de melhor maneira com tempos difíceis.

"Quando a gente fala de reinvenção também falamos de tentativas. Vamos nos organizando ao longo do caminho. A gente fala em ingredientes importantes para contribuir com a nossa resiliência", completa.

Uma das reinvenções foi o formato de conversa por live, as transmissões por meio das redes sociais. "Um espaço de encontro, diversão", comenta a psicóloga.

Ainda segundo Adriana Müller, não é possível antecipar possíveis mudanças para o futuro. "Olhamos para trás e conseguimos ver momentos. Acho que estamos no olho do furacão, mas acho que podemos fazer exercícios constantes para que hajam disrupturas", finaliza.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais