> >
Ansiedade na quarentena? A solução pode estar na cozinha

Ansiedade na quarentena? A solução pode estar na cozinha

Em tempos de pandemia, planejamento e informação sobre os alimentos podem ajudar a superar esta fase de um jeito leve e saudável

Publicado em 3 de julho de 2020 às 14:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher cozinhando
Passar um tempo na cozinha, além de saudável, pode ser relaxante. (Divulgação)

Muita gente viu a rotina virar de cabeça para baixo com a chegada da pandemia. Ao mesmo tempo em que é necessária uma adaptação para um novo formato de trabalho – no caso do home office – também há uma tentação, que cresce ainda mais neste período, chamada fácil acesso à comida. Além do delivery, eles são mais práticos e, dependendo da situação, até mais rápidos.

Para vencer as tentações, é importante estar ciente de que a cozinha também pode ser sua aliada, até mesmo como forma de combate à ansiedade, especialmente neste momento.

A nutricionista Fernanda Pignaton explica que, da mesma forma que é preciso se planejar no trabalho – especialmente neste período, com tantas interferências –, também é necessário se organizar com os preparativos na cozinha. “A menos que a pessoa tenha alguma orientação profissional ou nutricional, não é interessante passar por dietas restritivas em um momento como este. Elas podem gerar compensações metabólicas e emocionais não desejadas e ainda baixar a imunidade, algo muito perigoso, ainda mais com o risco deste novo vírus”, afirma.

Mas, nem por isso, os cuidados com a alimentação devem ser deixados de lado. Pelo contrário, a situação é até convidativa para fazer uma reeducação alimentar, introduzindo bons hábitos no dia a dia. “Um bom começo seria priorizar alimentos naturais, evitar produtos com gordura trans e usar pequenas quantidades de sal, óleo, gorduras ou açúcar nos preparos, investindo cada vez mais nos temperos”, indica.

Organize-se

Fernanda exlica que planejar as refeições pode evitar os "beliscos" feitos por tédio ou impulso. (Divulgação)

A especialista também orienta sobre como a organização pode contribuir para uma qualidade de vida melhor, nesta fase em que a ansiedade é algo que também pode interferir na alimentação. “É normal diante de uma situação como a que estamos vivendo. Então, para evitar os excessos, vale a pena planejar, dentro de seu novo estilo de vida, horários aproximados e constantes para suas refeições. É interessante montar um cardápio semanal e tentar segui-lo, além de fazer lanches saudáveis entre as refeições principais. Isso contribui para o bom funcionamento do organismo e vai evitar aqueles ‘beliscos’ fora de hora”, indica.

O ato de cozinhar também pode gerar momentos de prazer e colaborar para o controle da ansiedade. Só é preciso investir no planejamento para fugir dos industrializados. “Uma saída pode ser preparar e dividir feijão, arroz e frango, carne ou peixe em porções que serão consumidas nos próximos três dias e, assim, não ter a necessidade de cozinhar todos os dias”, sugere.

Alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade:

Alimentos saudáveis: grãos, frutas, legumes, e  verduras
Alguns alimentos contam com propriedades específicas que podem te ajudar. (shutterstock)

Fernanda também preparou uma indicação de alimentos que, neste período, podem fazer parte do cardápio. Eles podem ser grandes aliados na missão da redução da ansiedade. Confira a seguir algumas características e seus benefícios.

- Ovos: regula o humor e ajuda no sono.

- Camomila: possui propriedades relaxantes e anti-inflamatórias.

- Chocolate: reduz a neuro inflamação. Mas tenha apenas uma unidade em casa e será mais fácil de controlar o consumo para não haver exageros.

Este vídeo pode te interessar

- Castanha-do-Pará: reduz a inflamação e melhora o humor.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais