> >
5 passos para evitar danos e lesões durante os treinos em casa

5 passos para evitar danos e lesões durante os treinos em casa

Exercitar-se durante a quarentena é essencial, mas é importante tomar alguns cuidados. Especialistas explicam as melhores formas de praticar atividades físicas dentro de casa e de evitar dores e lesões

Publicado em 16 de abril de 2020 às 07:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher pratica exercícios físicos em casa
Escolher bem o local e as roupas é essencial. (Divulgação)

Devido ao avanço do novo coronavírus, a recomendação do Ministério da Saúde é clara: fique em casa. Porém, cuidar da saúde sem deixar nossos lares pode se tornar um desafio. Sabemos que, para evitarmos gripes, resfriados e certas doenças, alguns hábitos devem ser colocados em prática. Manter uma dieta balanceada e exercícios físicos em dia é essencial.

Páblius Braga, médico do Centro de Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho, explica que manter uma dieta balanceada, consumir bastante água e praticar exercícios físicos devem fazer parte de uma rotina saudável. "Os exercícios também podem ajudar na distração e motivação. Como a tendência é que fiquemos sentados ou deitados na maior parte do tempo, qualquer movimento conta", explica o médico.

“Temos visto muitas pessoas se exercitando em casa com essa quarentena, é ótima toda essa motivação de se cuidarem, porém, é necessário muita atenção com o que é realizado”, explica Lorrayne Muller, profissional de educação física que atua como personal trainer em Vitória.

Confira as dicas dos especialistas para fazer um treino seguro em casa:

1. Você não é todo mundo

Dr. Páblius aponta que nessa fase o importante é manter o corpo ativo com o que já era feito antes, e não se preocupar com a melhora de performance. Além de dores e lesões, um treino mais pesado pode mexer com a defesa do organismo, facilitando o desenvolvimento de viroses, por exemplo.

O especialista também alerta sobre os vídeos de exercícios físicos compartilhados em redes sociais. "Deve-se tomar muito cuidado com esse tipo de conteúdo postado na internet. Há muitos vídeos ensinando movimentos errados e alguns que não devem ser feitos sem o auxílio de um professor", completa.

2. Certifique-se de que um profissional está recomendando

Lorrayne Muller explica que, antes de mais nada, é importante procurar saber se quem está te prescrevendo o treino é um profissional da área. “Cada indivíduo tem suas particularidades e não é recomendado que todos façam a mesma coisa, correndo o risco de sofrerem lesões, principalmente sendo iniciantes”, alerta.

3. Atente-se à manutenção dos equipamentos

Para quem tem aparelhos e quer fazer os exercícios em casa, além dos cuidados já citados anteriormente, Dr. Páblius pede atenção para a manutenção desses equipamentos. "Algumas pessoas têm esteira, halteres ou bicicleta dentro de casa, então é sempre bom checar se eles não estão velhos ou com um parafuso solto, por exemplo, para evitar acidentes".

4. Escolha bem o local e as roupas

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o ambiente escolhido para o treino. Tapetes, mesas e quinas de móveis também podem ser alvo de incidentes. A recomendação é que o local seja arejado e não limite seus movimentos, assim como as roupas indicadas para realizar as atividades.

"É imprescindível estar com a vestimenta correta para praticar exercícios. Vestir mais roupas para queimar calorias é um método que, além de não funcionar, pode fazer mal. O certo é escolher peças frescas e que proporcionem mobilidade",complementa o especialista.

5. Não invente exercícios ou siga modas

Aspas de citação

Acredite, curar uma lesão demora muito mais do que esse período que estamos passando em casa

Lorrayne Muller
Profissional de Educação Física
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

De acordo com Lorrayne, para quem for fazer atividade, é ideal que tenha orientação adequada e faça o básico. “Não é necessário inventar exercícios ou seguir modas. Acredite, curar uma lesão demora muito mais do que esse período que estamos passando em casa. Então, que possamos ter responsabilidade e bom senso, para que logo possamos voltar a nossa rotina”, finaliza.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais