Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 14:50
- Atualizado há uma hora
A Lexus anunciou o lançamento do novo RZ, primeiro veículo totalmente elétrico do portfólio da marca no Brasil. O modelo, já disponível em pré-venda por R$ 499.990, será vendido na versão 500e e é construído sobre a plataforma elétrica e-TNGA. Com o lançamento, a marca de luxo da Toyota entra na gama dos 100% elétricos no país. >
Disponível na versão 500e, o modelo conta com dois motores elétricos, que juntos entregam uma potência de 381 cv e um torque instantâneo de 26,9 kgfm, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Com uma bateria de 77 kWh, a autonomia urbana é de até 600 km no ciclo europeu WLTP e a recarga tem capacidade de até 150 kW em carregadores rápidos (DC).>
Além da prioridade no recebimento do veículo, que chega ao país a partir do segundo trimestre de 2026, a marca anunciou que os primeiros compradores terão condições exclusivas. Entre elas, estão financiamento com taxa de juros a partir de 0% e recompra garantida com pelo menos 80% do valor da Fipe ou supervalorização de seminovos da Lexus para a troca no novo RZ 500e.>
O RZ 500e é equipado com o sistema de tração integral Direct4, que controla automaticamente a distribuição de potência entre os eAxles dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de condução e com as ações do motorista.
>
>
Nas arrancadas e em acelerações em linha reta, a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro varia de 60:40 a 0:100, o que, segundo a marca, reduz as movimentações longitudinais da carroceria e proporciona uma sensação de aceleração mais direta. Já no modo de condução Range, focado na eficiência, o equilíbrio de força entre os eixos é mantido sempre em 50:50.>
Em curvas, a Lexus informou que a proporção é otimizada entre 80:20 e 0:100, conforme a velocidade e o ângulo de esterçamento. Desta forma, mais potência é direcionada ao eixo dianteiro para garantir um giro suave. Na saída, por sua vez, a distribuição de torque segue a carga aplicada a cada roda, mantendo o equilíbrio do veículo e permitindo uma aceleração contínua. >
O Lexus RZ 500e adota o conceito Spindle Body, com linhas em formato de ampulheta que se integram ao capô e paralamas. Os faróis têm uma nova assinatura, com destaque para os indicadores de direção, as laterais têm vincos que se estendem até a traseira, onde fica uma lanterna horizontal com emblema integrado da Lexus. >
Por dentro, o SUV conta com uma tela de 14”, que pode ser controlada pela voz e oferece conectividade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, e sistema de som com 14 alto-falantes. Além disso, a cabine foi equipada com iluminação indireta com 64 cores personalizáveis e LEDs posicionados para criar camadas sobrepostas de luz e sombra.>
O interior do carro possui, ainda, revestimento em ultra suede produzido com 30% de material de base vegetal e texturas gráficas feitas a laser, além de maçanetas eletrônicas e teto solar panorâmico com controle eletrônico de transparência e proteção UV.>
As cores disponíveis para o novo RZ 500e são: Branco Pérola, Cinza Cromo, Prata Iridium, Preto Grafite, Azul Eter e Bronze. É possível, ainda, escolher o teto contrastante em preto em quatro combinações. Para o interior, as três cores de revestimento são Azul, Caramelo e Chumbo.>
O novo RZ 500e tem oito airbags, incluindo dois para joelhos do motorista e passageiro dianteiro, dois frontais, dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, além de dois de cortina. O modelo também oferece o sistema Lexus Safety System+ 3.0. >
As tecnologias de segurança ativa para auxiliar o condutor são:>
Também há controle de tração e estabilidade com assistência de partida em subida, além de sistema de iluminação lateral (cornering lamp), assistente automático de estacionamento (Intelligent Parking Assist - IPA), Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), sistema Isofix e câmera de visão 360° que completam o pacote de comodidades. >
A cabine do Lexus RZ 500e recebeu melhorias visando a redução de ruídos e vibrações. Entre as soluções, o modelo recebeu isolamento acústico no piso, atrás dos bancos traseiros, e um novo adesivo de alta dissipação no assoalho, capaz de reduzir vibrações, segundo a empresa. >
Há, ainda, uma nova capa de resina sob o acabamento frontal e materiais de isolamento acústico de alto desempenho nos revestimentos internos, guarnições e na porta traseira. A cobertura do porta-malas também recebeu uma camada adicional de feltro para a redução de ruídos.>
Além disso, completam a lista de soluções com essa finalidade o o fechamento completo no capô, a inclusão de espuma de absorção de vibrações nas colunas dianteiras e centrais e o uso de vidro acústico nas portas dianteiras e traseiras. Já a vibração proveniente dos motores foi reduzida com um novo coxim de alta dissipação, segundo a Lexus.>
*Com informações da Lexus.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta