> >
Mais modernas, oficinas investem em tecnologia e atenção ao cliente

Mais modernas, oficinas investem em tecnologia e atenção ao cliente

Engana-se quem pensa que as oficinas de hoje são aqueles espaços sujos e bagunçados. Muito pelo contrário. Esses estabelecimentos têm investido cada vez mais em tecnologia e novos serviços

Publicado em 5 de julho de 2023 às 03:50- Atualizado há 10 meses

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
As novas oficinas são modernas, tecnológicas e estão totalmente repaginadas. Muito distante daquela ideal de um local sujo e bagunçado.
As novas oficinas são modernas, tecnológicas e estão totalmente repaginadas. (Shutterstock)
Vinícius Viana
[email protected]

Sem graxa nas roupas ou óleo descartado de forma incorreta. As novas oficinas são modernas, tecnológicas e estão totalmente repaginadas. Muito distante daquela ideal de um local sujo e bagunçado. Afinal, os tempos mudaram, os clientes se tornaram mais exigentes e os donos desses estabelecimentos perceberam que era preciso criar um novo ambiente que proporcionasse não apenas conforto, mas também imprimisse credibilidade ao serviço ofertado.

“De fato, muitas oficinas têm trabalhado para mudar aquela ideia de que são um espaço sujo. Na verdade, isso é até proibido por lei, porque o descarte do óleo, por exemplo, precisa ser feito da maneira correta”, explica o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa), Eduardo Dalla Mura do Campo.

Hoje em dia, complementa o presidente do Sindirepa, uma estrutura mais modernizada e a atenção às questões ambientais são fatores decisivos na hora de escolher uma oficina. Isso porque muitos clientes buscam estar cientes de que o descarte é feito da maneira correta.

A Borracharia do Leandro, por exemplo, nos últimos anos decidiu remodelar a sua estrutura e valorizar os pneus por meio da decoração. O CEO e proprietário, Leandro Freitas, conta que essa transformação ajudou a renovar o público e, inclusive, aumentar o número de mulheres que frequentam o estabelecimento.

Hoje, mais moderno e tecnológico, o espaço ainda aposta em equipamentos que permitem a execução dos serviços com mais agilidade e rapidez. “Nós entendemos que não é porque somos uma borracharia que precisamos trabalhar sujos ou de forma desorganizada. Assim que mudamos a nossa visão tivemos um retorno muito grande em relação à satisfação dos nossos clientes”, explica.

Aliás, não apenas o público feminino, mas pessoas cada vez mais jovens estão passando a frequentar esses ambientes. O diretor da oficina Beira-Mar, Ricardo Barbosa, reforça ainda que essa transformação vem acontecendo há alguns anos e que esse é um movimento que veio para ficar.

“É conversando diretamente com o dono ou gerente que você pode acompanhar o carro e ter um atendimento personalizado. Antes uma grande parte do trabalho era feita de forma intuitiva, mas hoje é mais do que fundamental estudar os equipamentos, mecanismos e tecnologias que surgem”, reforça.

Do cafezinho ao wi-fi gratuito, as novas oficinas apostam em um visual mais moderno e focado em um tipo de público que prioriza a relação direta com o proprietário. Afinal é a partir desse modelo de relacionamento que se constrói a confiança no trabalho a ser executado.

O que as novas oficinas têm? 

  • 01

    Internet disponível

    Cada vez mais tecnológicas e confortáveis, muitas oficinas estão apostando em serviços que ajudem a aumentar o conforto dos clientes. Então a disponibilização de Wi-Fi, cafezinhos e bolinhos, por exemplo, são alguns dos diferenciais.

  • 02

    Salas refrigeradas

    Falando em conforto, muitos estabelecimentos apostam em salas refrigeradas e fogem daquela imagem de oficinas sujas, quentes e bagunçadas. Isso porque é comum os clientes passarem horas nesses locais, então, quanto mais agradável, melhor.

  • 03

    Novas decorações

    Além disso, novas decorações mais modernas e dinâmicas também são uma aposta de muitos estabelecimentos. A Borracharia do Leandro, por exemplo, citada no início da matéria, chegou a contratar um arquiteto para remodelar toda a decoração do espaço e deixar a oficina no tema automotivo.

  • 04

    Sem sujeira

    Nada de sujeira! As novas oficinas estão bem distantes daquela imagem de espaços cheios de graxa totalmente bagunçados. Em especial, porque isso ajuda a imprimir maior credibilidade aos serviços empregados.

  • 05

    Consciência ambiental

    Sem graxa nas roupas e sem óleo descartado de forma incorreta. Além de existir uma legislação que obriga o descarte consciente dos resíduos produzidos, muitos clientes já escolhem os estabelecimentos com base na transparência com que isso é feito nas oficinas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais