> >
Guia prático de como escolher a oficina correta para seu automóvel

Guia prático de como escolher a oficina correta para seu automóvel

Ainda existem muitas dúvidas sobre como identificar se o veículo está em boas mãos. Por isso, especialistas explicar o que avaliar para saber se as necessidades automotivas serão atendidas da melhor maneira

Publicado em 5 de julho de 2023 às 03:10- Atualizado há 10 meses

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Como escolher a oficina correta
Uma das principais características de uma boa oficina é a transparência com o cliente. (Shutterstock)

Quando se trata de reparos automotivos, encontrar a oficina correta é essencial para garantir um serviço de qualidade, preços justos e a segurança do seu veículo. Com tantas opções disponíveis, pode ser desafiador saber qual oficina escolher.

Por isso, conversamos com especialistas que trouxeram dicas para escolher a oficina de forma mais adequada.

Pontos de atenção

Organização, identificação das etapas, dedicação das equipes, atendimento de excelência e muita transparência nos serviços. Esses foram os principais pontos destacados pela consultora automotiva, Bárbara Brier, para que a pessoa escolha a oficina correta. "O ideal é ter plena confiança nos serviços executados e a garantia de que tudo vai sair conforme o esperado", ressalta. 

Essa escolha pode demandar algum tempo e pesquisa, mas é um investimento valioso para a manutenção e segurança do seu veículo. Esteja preparado para definir o que lhe atende melhor, conforme explicam os especialistas.

  • Como escolher a oficina correta

    01

    Pesquisa de avaliações

    Com o mundo cada vez mais tecnológico, temos acesso a visões de diferentes públicos. Procurar opiniões na internet sobre determinada oficina se torna essencial para fazer uma boa escolha. Verifique sempre as avaliações feitas em sites como o portal Reclame Aqui, o Google Meu Negócio e até mesmo nos perfis das redes sociais da empresa. Saber onde está pisando é sempre necessário, ainda mais quando se trata dos serviços de mecânica.

  • Como escolher a oficina correta

    02

    Transparência em todo momento

    Busque sempre por transparência, desde o primeiro contato até a execução dos serviços. Como dito no início, no mercado automotivo a transparência é essencial. Prefira sempre por profissionais que são diretos e que apresentam o que de fato você vai precisar solucionar o problema. Além disso, preze para que sejam claros com valor a ser desembolsado.

  • Como escolher a oficina correta

    03

    Profissionais qualificados

    Uma boa oficina não é somente aquela que atende com louvor às necessidades do cliente. A oficina correta investe em seus funcionários e oferece treinamento, capacitação e oportunidades para aqueles que formam a equipe. Além de ser uma garantia de que seu carro está nas mãos corretas, se atentar a isso resulta na valorização dos profissionais da área.

  • Como escolher a oficina correta

    04

    Preparo do ambiente

    O espaço que seu automóvel vai ficar durante uma manutenção, por exemplo, também é muito importante. Veja se a oficina possui alvará de funcionamento, alvará ambiental, credenciamento (em caso das seguradoras), se a estrutura está limpa e organizada e se há uma boa localização do estabelecimento. Tudo isso se torna um critério para escolher a melhor oficina.

  • Como escolher a oficina correta

    05

    Na dúvida, troque.

    Saber o que de fato precisa é muito importante. Assim, conseguimos dispensar o que realmente não cabe na situação. Dessa forma, se a oficina atual não se encaixar mais nas suas neessidades, não tenha medo de trocar. Às vezes a melhor escolha é optar por um novo caminho e por um novo prestador.

Aspas de citação

Ainda existe uma relação forte de confiança, mas aquele antigo 'mecâncico da família' vem cada vez mais sumindo dos espaços. Sempre que o consumidor não tiver uma experiência boa com uma empresa, ele pode sim tentar um novo atendimento.

Diego Receputi 
Presidente  do Sindirepa 
Aspas de citação

Seu automóvel merece ser cuidado com carinho. Ao seguir essas dicas, você aumentará suas chances de encontrar uma oficina confiável. Lembre-se que a qualidade do serviço e a reputação da oficina são aspectos fundamentais na tomada de decisão.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais