> >
Saiba quando fazer as revisões do seu carro no tempo certo

Saiba quando fazer as revisões do seu carro no tempo certo

Especialistas explicam como funciona o plano de manutenção automotiva para que você leve o seu veículo no período correto para fazer um check-up

Publicado em 5 de julho de 2023 às 03:30- Atualizado há um dia

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Quem nunca parou para abastecer no posto de gasolina, abaixou o vidro do carro e ouviu a pergunta “como está o óleo"? Embora seja algo recorrente, boa parte das pessoas não sabem exatamente o que responder e nem se devem confiar no frentista para fazer as revisões básicas do carro.

É nesse momento que os motoristas percebem que não têm ideia de quando precisam levar o carro na oficina. Por esse motivo, o Motor ouviu especialistas para entender qual é o plano de manutenção que cada parte do veículo precisa seguir.

A manutenção preventiva é aquela que faz correções na estrutura do carro em razão do desgaste que as peças sofrem naturalmente por conta da sua utilização. Não é o mesmo tipo de serviço, por exemplo, que acontece quando há alguma colisão ou quando há alguma falha, chamada de corretiva.

Aspas de citação

A frequência da manutenção não tem um prazo padrão para todos os modelos de carro. No entanto, é recomendado que essa revisão seja a cada 10 mil quilômetros rodados ou anualmente em casos de uso comum do veículo. Mas isso depende unicamente do que a fabricante indica 

Gabriel de Oliveira
Personal car e colunista de Motor
Aspas de citação

O consultor automotivo ainda explica por que é fundamental fazer as revisões de carro: "São para manter o veículo funcionando perfeitamente, como também para valorizar o carro na revenda. Isso porque cria uma segurança na hora de revender para um futuro comprador”, aponta.

O gerente técnico da Clebercar, Cleber Soares, lembra que, embora o ideal seja realizar a revisão preventiva de acordo com o que especifica cada modelo, seguir apenas o prazo da montadora não é suficiente. “O cliente também precisa fazer pequenas ações, como completar o óleo na quilometragem correta e fazer as inspeções mesmo sem trocas de itens nos veículos”, pontua.

Melhor amigo do motorista

Já Vittória Gabriela, técnica em mecânica e influenciadora por trás do perfil no Instagram Dona do meu Destino, atenta que o manual do proprietário deve ser o melhor amigo do motorista. “Lá, ele encontra todas as informações importantes não só sobre todas as funcionalidade do modelo, como também o plano de manutenção, que contém uma relação de itens que precisam ser revisados e qual é a frequência recomendada para fazer a vistoria”, observa.

“Isso também vai ajudá-lo a entender se o mecânico fala e evitar ser enganado, principalmente no caso das mulheres, que sofrem mais com mentiras e golpes”, defende, ainda.

O gerente da Point S, oficina de serviços automotivos, do Grupo Orletti, Guilherme Vieira, também alerta que a manutenção preventiva, além de garantir a segurança de quem está dentro e fora do carro, evita o desgaste prematuro das peças.

“Isso vai proporcionar maior economia para o bolso do motorista. A integridade dos itens do carro garante maior eficiência do consumo do combustível e a mantém o valor de mercado na hora da revenda”, destaca.

O que checar

Fazer uma revisão periódica é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade do veículo
Fazer uma revisão periódica é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade do veículo. (Shutterstock)

Uma revisão dificilmente vai analisar toda a extensão do veículo de uma vez. Isso porque cada manutenção requer uma vistoria detalhada de diferentes partes do carro.

  • 01

    Filtros e óleos

    Entre os itens mais essenciais apontados pelos especialistas consultados estão os que envolvem filtros e óleos: filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado, óleo de motor e óleo de freio. Não que o cuidado deva parar por aí.

  • 02

    Itens de segurança

    Também é preciso checar itens de segurança do veículo, como as pastilhas de freio, pneus e os estepes. 

  • 03

    Itens de funcionamento do carro

    Também é importante checar o radiador, a suspensão, os amortecedores, a bateria, as correias alternadoras, o sistema de iluminação, os fios e os cabos elétricos e as velas.

  • 04

    Partes esquecidas e tão importantes

    O limpador do para-brisa, o cinto de segurança e a buzina, partes que costumam ser esquecidas pelo condutor também precisam fazer parte desse check-up.

  • 05

    Antes de sair com o carro

    O próprio motorista pode fazer esse tipo de checagem, preferencialmente antes de tirar o veículo da garagem e rodar com ele. Isso porque, embora tenham uma alta expectativa de validade, esses itens têm duração imprevisível e podem parar de funcionar ou apresentar defeito a qualquer momento.

  • 06

    Líquido do arrefecimento

    É importante também checar se o nível do óleo e do líquido de arrefecimento, que nunca podem estar abaixo do mínimo do reservatório, e que podem ser olhado a qualquer momento.

  • 07

    Quando checar

    Ainda que cada fabricante defina um plano de manutenção, ações simples e autônomas do condutor ajudam a prolongar a vida útil do carro. “Se a cada uma ou duas semanas o motorista tiver o hábito de calibrar os pneus, seja em um posto de gasolina próximo ou comprando o próprio equipamento portátil, certamente vai garantir maior estabilidade e economizar combustível”, destaca Vittória.

Já na escolha do profissional mais adequado, é quase impossível acertar de primeira. A dica de ouro é pedir indicações e pesquisar. “É importante que você tenha disponibilidade de fazer mais de um orçamento. Para garantir que a oficina não esteja te enganando, compare o que cada mecânico aponta que deve ser feito no seu carro”, recomenda, por fim, o personal car Gabriel de Oliveira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais