> >
Corpo de piloto de parapente é resgatado em Castelo após 24 horas

Corpo de piloto de parapente é resgatado em Castelo após 24 horas

Dan Morand, de 35 anos, morreu na manhã de quarta-feira (22) após colidir com um paredão rochoso. Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram durante o restante do dia e a madrugada para chegar até a vítima

João Barbosa

Estagiário / [email protected]

Publicado em 23 de março de 2023 às 10:27

Dan Morand morreu após cair de parapente e colidir com um paredão rochoso em Castelo
Dan Morand morreu após cair de parapente e colidir com um paredão rochoso em Castelo Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Corpo de Bombeiros informou na manhã desta quinta-feira (23) que o corpo do piloto Dan Morand, de 35 anos, foi resgatado após, aproximadamente, 24 horas de buscas.

O competidor sofreu uma queda após decolar da Rampa de Ubá, em Patrimônio do Ouro, em Castelo, no Sul do Espírito Santo. A vítima morreu a uma distância de aproximadamente 1 km da rampa de decolagem. Após perder o controle do equipamento, Dan passou por uma turbulência e colidiu com um paredão rochoso.

Inicialmente, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) tentou o resgate do corpo na manhã de quarta-feira com o auxílio de duas aeronaves, mas o paredão colocava a operação em risco, fazendo com que a atividade fosse realizada por uma equipe em solo do Corpo de Bombeiros, que atuou durante o restante do dia e a madrugada para a retirada da vítima.

De acordo com os militares, o corpo de Dan Morand foi deixado aos cuidados da Polícia Civil, que informou que a vítima será encaminhada para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Piloto era experiente

Logo após o acidente, a identidade do piloto foi divulgada e a organização da prova afirmou que Dan Morand era considerado experiente no esporte e integrava uma das melhores equipes do mundo na categoria.

Susto na parte da tarde

Após a morte do suíço, a competição registrou outro acidente, desta vez no período da tarde. Jesus Costa Sanchez, piloto espanhol de 45 anos, que estava disputando a competição, também se acidentou na Rampa de Ubá, em Patrimônio do Ouro. Porém, diferentemente do primeiro caso, o piloto foi resgatado com vida e sem ferimentos.

Segundo o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), o competidor pediu ajuda logo após o acidente. O local também era de difícil acesso, mas a equipe de busca conseguiu localizá-lo e o resgatou com a ajuda de um equipamento chamado ‘cesto’.

Resgate do piloto de parapente espanhol Jesus Costa Sanchez, 45, em Castelo
Resgate do piloto de parapente espanhol Jesus Costa Sanchez, 45, em Castelo Crédito: Notaer/Divulgação

Provas suspensas nesta quinta-feira (23)

A organização da Copa do Mundo de Parapente decidiu suspender as próximas provas da competição, que estavam previstas para esta quinta-feira (23). Além da suspensão, será avaliado pelos organizadores se a competição irá prosseguir ou se será cancelada devido aos incidentes.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Esportes Mortes Parapente

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais