Leitores debatem distribuição de kit com cloroquina em cidade do ES

Prefeitura de Itapemirim vai entregar gratuitamente a substância, junto a outros medicamentos, para moradores que testarem positivo para o novo coronavírus

Publicado em 09/06/2020 às 11h36
Cloroquina é um dos medicamentos que estará em kit da Prefeitura de Itapemirim
Cloroquina é um dos medicamentos que estará em kit da Prefeitura de Itapemirim. Crédito: freestocks.org/ Pexels

O prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha, anunciou em suas redes sociais que a prefeitura vai distribuir gratuitamente kits com cloroquina e outros medicamentos para moradores que testarem positivo para o novo coronavírus. Os remédios serão entregues para pessoas no início do tratamento, mesmo que não estejam com sintomas graves.

A decisão vai na contramão da determinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A cloroquina, associada à azitromicina, era usada no início da pandemia nos infectados que estavam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), ou seja, em estado grave. Mas essa medida de prescrição universal foi suspensa no Estado no final de maio.

Além da cloroquina, o kit da Prefeitura de Itapemirim, cidade no Sul do Espírito Santo, poderá conter azitromicina e ivermectina e o analgésico dipirona. "A equipe do SCO (Sistema de Comando de Operações do município), se reuniu, e após um estudo feito, visando o combate e controle do novo coronavírus, identificou um grande potencial no kit, já que hoje não existe nada que comprove a ineficácia dos medicamentos utilizados", disse Peçanha. 

O uso da cloroquina e da hidroxicloroquina é tema de intenso debate em todo o mundo desde o início da pandemia. Até o momento, nenhum estudo de fôlego comprova a eficácia da substância. Pelo contrário, vários levantamentos indicam risco de morte. No entanto, a defesa da adoção do medicamento ganhou mais força depois que uma pesquisa publicada na revista científica "The Lancet", que condenava o uso devido aos efeitos colaterais, foi retirado da plataforma por inconsistência nos dados

A distribuição do kit na cidade capixaba dividiu as opiniões dos leitores de A Gazeta. Confira alguns comentários: 

Parabéns ao prefeito de coragem, que irá livrar todos de seu município de ter uma fase grave da doença. Parabéns e que siga de exemplo para os demais municípios, e todo o Estado. Se temos 1% de chance, vamos usar. (Marcelo Reco)

Distribuir os kits não é o problema! O problema está na falta de acompanhamento médico, da dosagem certa para cada pessoa, se todos de modo geral podem usar, quais os efeitos colaterais e sequelas. A cloroquina ser usada dentro do hospital é uma situação, mas usada em casa sem acompanhamento, o grau de fatalidade pode ser mais elevado. Mas o livre-arbítrio está aí, saiba usá-lo! (Wania Carvalho)

Cuidado com o uso irracional de medicamentos, gente! Não esqueçam que até médicos morreram com complicações cardíacas. Medicamento ineficaz vai é colocar pessoas em risco. Saiu um estudo novo que aponta que a cloroquina não tem eficácia profilática e tão pouco para os casos graves. Não tem estudo que comprove seus benefícios até o momento e os riscos são maiores que seus benefícios. (Raphael Conti)

Nenhum medicamento tem eficácia comprovada contra a Covid-19 simplesmente porque comprovar cientificamente demanda mais tempo do que a doença existe, logo não é factível exigir que um medicamento tenha realmente comprovação científica, neste momento. (José Robson Venturim)

Até que enfim um prefeito tentando salvar vidas! O que tem eficácia para vocês, uma pesquisa fake? Nenhum efeito colateral é mais danoso que a morte. Pois essa, sim, é irreversível. (Rufino Jeferson)

Sei de pessoas que se curaram com cloroquina, mas não adianta ficarmos aqui discutindo essa questão, porque nem os estudiosos conhecem a eficácia dos remédios, por ser uma doença desconhecida. Penso que quem acredita usa, e quem não, se abstém. Somos leigos. Para mim, o mais triste, tirando a doença, é fazer política em um momento de dor. (Angela Bermudes)

Graças a Deus! Toma quem quiser! Se o médico que estuda para tratar alguém e faz o juramento de salvar vidas receita, quem é a Justiça para determinar alguma coisa?! Chega de fazer palanque e política a com as mortes. Países da Europa, como Itália e Espanha, estão dando esses kits e está controlado a pandemia. Parabéns para esse prefeito pela coragem. Por aqui está difícil encontrar tais medicamentos. (Rafaela Dutra)

Aqui na Europa não estão distribuindo esses tais kits, não sei de onde tiraram isso. Em Itália, Portugal, Bélgica e França foi proibido o uso da cloroquina, visto que os testes comprovaram que o seu uso estava a aumentar a taxa de óbito em diabéticos e cardíacos. Europa já está em desconfinamento, não se pode comparar com o Brasil, que não atingiu o pico ainda... Ah, e a pandemia está controlada, porque foi feita quarentena obrigatória e se fechou tudo por 3 meses! Até fronteiras! (Flávia Pinho)

Não existe até o momento nenhuma droga com eficácia comprovada, porém a cloroquina já curou vários pacientes. Por isso não podemos deixar passar as chances que temos no momento ou então esperar o pior acontecer. Parabéns, prefeito. (Ivan dos Santos)

Conheço pessoas que testaram positivo e tomaram azitromicina e xarope, a doença foi controlada e estão bem! Graças a Deus a unidade de saúde do meu bairro está usando e as pessoas estão se recuperando, sem precisar ir para respirador! (Rozimeire Santos)

Conheço um monte de gente que testou positivo e não tomou nada e ficou bem. Logo não tem nada a ver com cloroquina e sim com a forma que o organismo reage à doença. (Eriveltho Sarmento)

Conheço duas pessoas que tiveram sintomas, tomaram água com limão e se curaram. Isso significa que água com limão cura Covid??? Claro que não. Maior parte absoluta dos contaminados se cura sem intervenção médica ou medicamento algum. Problema são os casos que se complicam. E para esses não temos cura ou medicamentos comprovados. (Claudiano Sales)

Um remédio sem comprovação científica. E também não sei pra que tomar, logo que o vírus não existe. (Alana Cristina)

Sou completamente a favor, em um momento como este vale tudo para salvar vidas. O uso desse remédio é uma das poucas coisas que concordo com esse presidente horrível que temos. (Maria Gislaine Vieira Moreira)

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.