> >
Projeto que proíbe população de rua em Vitória é derrubado na Câmara

Projeto que proíbe população de rua em Vitória é derrubado na Câmara

A proposta teve requerimento de urgência urgentíssima negado por 11 vereadores da Casa de Leis da Capital; outros dois parlamentares foram contra o veto antecipado à matéria

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 16:52- Atualizado há um mês

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
 Câmara barrou andamento de proposta vista com
Câmara barrou andamento de projeto que visava impedir uso de espaços públicos por pessoas em situação de rua. ( Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Vitória vetou, na sessão desta terça-feira (12), um projeto de lei de autoria do vereador Luiz Emanuel (Republicanos) que visava impedir o uso de espaços públicos, como calçadas e praças, por pessoas em situação de rua.

A proposta teve requerimento de urgência urgentíssima negado por 11 vereadores da Casa de Leis da Capital. Outros dois parlamentares foram contra o veto antecipado à matéria. Quatorze parlamentares estavam presentes na sessão. O presidente só vota em caso de empate.

Veja a lista de votação: 

  1. Aloísio Varejão (PSB) - Não
  2. Anderson Goggi (PP) - Não
  3. André Brandino (Pode) - Não
  4. André Moreira (Psol) - Não
  5. Chico Hosken (Pode) - Não
  6. Dalto Neves (SD) - Não
  7. Davi Esmael (Rep.) - Sim
  8. Duda Brasil (PRD) - Não
  9. Karla Coser (PT) - Não
  10. Luiz Emanuel (Rep.) - Sim
  11. Luiz Paulo Amorim (PV) - Não
  12. Maurício Leite (PRD) - Não
  13. Vinicíus Simões (PSB) - Não

A tramitação do projeto no Legislativo municipal estava cercada por polêmicas e contestações por parte de setores da sociedade, entre eles a Igreja Católica, por meio da Arquidiocese de Vitória. A instituição inclusive emitiu nota de repúdio contra a proposta do parlamentar do Republicanos.

No manifesto assinado pelo arcebispo da Capital, Dom Dario Campos, o projeto é citado como "uma afronta aos direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal". O texto da Igreja Católica ainda ressalta que a matéria ignora o princípio da dignidade humana.

"Do ponto de vista cristão, repudiamos a iniciativa, pois ela vai contra o Evangelho de Jesus Cristo, que sempre se fez próximo dos marginalizados e oprimidos. Jesus nasceu pobre, caminhou entre os pobres, acolheu os desamparados e nos ensinou a prática do amor e da misericórdia. Como Igreja, não podemos aceitar que a exclusão e a estigmatização de nossos irmãos e irmãs em situação de rua sejam institucionalizadas. O exemplo de São Francisco de Assis, que dedicou sua vida ao serviço dos pobres, é um modelo que nos inspira a lutar contra toda forma de exclusão", destacou Dom Dario na ocasião.

A sessão desta terça-feira mobilizou representantes do Movimento Nacional da População de Rua, do Grupo Sai da Rua de Vitória e da Igreja Católica, visando pressionar os vereadores a rejeitar o andamento da iniciativa na Câmara.

Conforme consulta feita pela reportagem de A Gazeta, o projeto começou a tramitar na Câmara de Vereadores de Vitória em março de 2023. Na justificativa da proposta, Luiz Emanuel assevera que a matéria teria como principal objetivo a ressocialização das pessoas em situação de rua aliada à segurança pública de modo geral.

Em um trecho da justificativa, o parlamentar chega até mesmo a citar a ocupação dos espaços públicos pelas pessoas em situação de rua como um risco concreto à saúde pública e ao meio ambiente.

"Outrossim, cumpre aludir que a moradia e prática de atos diários em tais bens imputados como de uso comum do povo, enseja uma farta lesão ao meio ambiente, à saúde e à incolumidade pública, na medida em que se observa a cada dia, tornado os espaços urbanos em más condições de salubridade, propiciando o aparecimento de doenças, até mesmo, uma epidemia e, em decorrência disso, a redução da expectativa de vida populacional", diz o vereador no texto do projeto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais