> >
Prefeituras do ES vão poder usar fundo de investimento para custeio da saúde

Prefeituras do ES vão poder usar fundo de investimento para custeio da saúde

Projeto, de autoria do governo e aprovado pela Assembleia Legislativa, permite que prefeitos usem 30% dos recursos do Fundo Cidades para despesas da saúde e da assistência social durante a pandemia

Publicado em 6 de abril de 2020 às 11:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Assembleia realizou a segunda sessão virtual do ano, por conta da orientação para evitar aglomerações
Deputado estaduais durante a segunda sessão virtual do ano, por conta da orientação para evitar aglomerações. (Reprodução TV Assembleia)

Os municípios capixabas estão liberados para usar 30% dos recursos do Fundo Cidades, destinado a investimentos em diversas áreas, no custeio dos setores de saúde e de assistência social. O projeto foi enviado pelo governador Renato Casagrande (PSB) à Assembleia Legislativa do Espírito Santo e aprovado pelos deputados estaduais, nesta segunda-feira (6), durante sessão virtual.

A iniciativa visa ajudar as prefeituras a combater os impactos do novo coronavírus, diante da queda de arrecadação por conta do isolamento social e da redução do fluxo no comércio. A medida vale apenas enquanto durar o estado de emergência da saúde pública. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados e segue para sanção do governador.

Na mesma sessão, também foi aprovado na Casa o projeto para a criação de um fundo de R$ 100 milhões para operações de crédito para microempresas e microempreendedores individuais, como motoristas de aplicativo, artesãos, cabeleireiros e demais empreendedores cadastrados como MEIs. A medida vale ainda para cooperativas de agricultura familiar, associação de colônias de pescadores, associação de marisqueiros, autônomos e pequenos agricultores.

O Legislativo estadual também aprovou o projeto que permite militares da reserva retornar, voluntariamente, ao serviço ativo, ampliando as hipóteses de atuação, em jornada de 40 horas semanais.

Outras duas propostas para a área de segurança pública receberam aval dos deputados. Uma delas é para estender a indenização de escala operacional, paga a policiais militares e civis e para inspetores do sistema prisional. O segundo projeto é para instituir o pagamento de parcelas relativas a serviços extraordinários para inspetores penitenciários. Na prática, ele acaba com as horas extras e institui a escala especial.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais