ASSINE

Pesquisa Ibope em Cariacica: Euclério Sampaio tem 44% e Célia Tavares, 38%

Segundo turno da disputa pela prefeitura será realizado em 29 de novembro, mas se fosse hoje candidato do DEM venceria petista, de acordo com a pesquisa eleitoral

Vitória
Publicado em 21/11/2020 às 18h39
Atualizado em 22/11/2020 às 13h24
Eleições 2020 - Pesquisa Ibope 2º turno -Cariacica
Pesquisa Ibope: Euclério Sampaio e Célia Tavares disputam o segundo turno em Cariacica. Crédito: Arte Geraldo Netto

segundo turno das eleições municipais de 2020, no próximo dia 29, vai definir quem vai administrar Cariacica pelos próximos quatro anos. A disputa é entre o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) e a ex-secretária municipal de Educação Célia Tavares (PT). Se a votação fosse hoje, o demista levaria a melhor. Ele tem 44% das intenções de voto estimuladas enquanto Célia tem 38%, segundo aponta a pesquisa eleitoral do Ibope realizada no município a pedido da Rede Gazeta e publicada neste sábado (21).

Nesse recorte, os eleitores escolhem em quem pretendem votar no segundo turno após o entrevistador dizer quem são os dois candidatos na disputa. Na conta para se chegar aos percentuais, são considerados os votos totais, ou seja, incluindo indecisos, votos brancos e nulos.

O resultado configura empate técnico, mas apenas considerando-se o extremo da margem de erro, de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Por exemplo, se Euclério tivesse cinco pontos a menos, iria para 39% e se Célia tivesse cinco pontos a mais, chegaria a 43%.

PESQUISA ESTIMULADA/ VOTOS TOTAIS

Se a eleição para prefeito de Cariacica fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (Estimulada - votos totais)

Euclério atraiu o apoio de outros partidos e candidatos que disputaram no primeiro turno, como  PP, PSC, PSD, PSL, DC, PL e PROS. A petista tem em sua base o PV e, informalmente, PSOL e PCB. Ela também recebeu apoio do senador Fabiano Contarato (Rede), mas a Rede, do candidato derrotado Marcos Bruno, ainda não se posicionou.

O PSB, partido do governador Renato Casagrande, que é ideologicamente de esquerda, liberou seus filiados para apoiar qualquer um dos dois em Cariacica. Isso porque as lideranças do partido não conseguiram chegar a um consenso. A militância municipal preferia apoiar Célia, por afinidade ideológica, mas Euclério é um dos deputados mais casagrandistas da Assembleia Legislativa e conta com o apoio do deputado Marcelo Santos (Podemos) e de Erick Musso (Republicanos), que preside a Assembleia.

Euclério é visto desde o início da disputa como o candidato de Casagrande, mesmo que o PSB tenha mantido a candidatura de Saulo Andreon no primeiro turno, com apoio da vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB). Agora, o Palácio Anchieta autorizou que  secretários de Estado subam no palanque de Euclério.

Célia, no entanto, conta com o apoio do deputado federal Helder Salomão (PT), que tem se dedicado à campanha da petista. Helder foi prefeito de Cariacica por dois mandatos, de 2004 a 2012, e saiu bem avaliado pelos moradores. 

O demista tem apoio da maior parte dos partidos conservadores. Durante a campanha o candidato investiu em trazer para sua base eleitoral o público evangélico, o que deu resultado. Cerca de nove denominações evangélicas anunciaram apoio ao deputado, que publicou em suas redes sociais uma série de vídeos com pastores pedindo votos. 

A porcentagem de votos brancos e nulos, no entanto, poderia ser decisiva para o resultado do dia 29: 13% dos eleitores disseram que pretendem descartar o voto. Se esses eleitores forem conquistados, Célia poderia virar ou Euclério ganhar uma margem mais ampla de vantagem. Outros 5% ainda estão indecisos ou não quiseram responder.

PESQUISA ESTIMULADA/ VOTOS VÁLIDOS

Outro dado fornecido pela pesquisa é a porcentagem de intenções de voto cada candidato tem considerando apenas os votos válidos. Aqui, ainda trata-se da intenção estimulada, mas são excluídos os votos brancos e nulos e os indecisos. É essa a metodologia que a Justiça Eleitoral utiliza ao divulgar os resultados.

Se a eleição para prefeito de Cariacica fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (Estimulada - votos válidos)

  • Euclério Sampaio (DEM) 54%
  • Célia Tavares (PT) 46%

INTENÇÕES DE VOTO ESPONTÂNEAS

Diferentemente dos recortes já apresentados, o Ibope também perguntou aos eleitores em quem eles pretendem votar, sem apresentar os nomes dos candidatos que estão na disputa. Nesse cenário, Euclério continua na frente, com 31%. Já Célia tem 25%. 

Se o segundo turno das eleições para prefeito de Cariacica fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria?

  • Euclério Sampaio (DEM) 31%
  • Célia Tavares (PT) 25%
  • Outros 3%
  • Branco ou nulo 16%
  • Não sabem ou preferem não opinar 26%

EXPECTATIVA DE VITÓRIA

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acreditam que será o próximo prefeito, independentemente da preferência pessoal de voto: 53% dos entrevistados acreditam que Euclério vai ganhar no próximo dia 29, enquanto 31% disseram que Célia será a próxima prefeita. Outros 16% não souberam ou não quiseram responder.

Independentemente da sua intenção de voto neste segundo turno, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Cariacica?

  • Euclério Sampaio (DEM) 53%
  • Célia Tavares (PT) 31%
  • Não sabem ou não souberam 16%

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.