> >
Delegado é escolhido como secretário de Segurança de Pazolini em Vitória

Delegado é escolhido como secretário de Segurança de Pazolini em Vitória

Prefeito eleito, que é delegado, escolheu o também delegado de Polícia Ícaro Ruginski como secretário municipal de Segurança Pública para a Capital. Ele foi o primeiro nome anunciado por Pazolini

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 17:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Delegado de Polícia Ícaro Ruginski foi o 1º secretário anunciado para a equipe de Lorenzo Pazolini
Delegado de Polícia Ícaro Ruginski foi o 1º secretário anunciado para a equipe de Lorenzo Pazolini. (Ana Clara Morais)

O prefeito eleito de VitóriaLorenzo Pazolini (Republicanos) anunciou, nesta sexta-feira (11), o primeiro nome que vai compor seu secretariado. O delegado de Polícia Ícaro Ruginski será secretário municipal de Segurança Pública da Capital, a partir de 2 de janeiro. Atualmente, ele está na chefia da Superintendência de Polícia Regional Norte.

Ruginski faz parte da equipe de transição de Pazolini e é o primeiro a ter o nome confirmado como secretário. O prefeito eleito, que também é delegado de Polícia, afirmou que a primeira nomeação ser do secretário de Segurança Pública demonstra que a pasta é a prioridade dessa gestão.

Além do prefeito eleito e do futuro secretário, apenas a vice-prefeita eleita, Capitã Estéfane, esteve no anúncio.

"Enquanto o Estado registra altas nos números de violência, a área comandada pelo doutor Ícaro tem uma viés decrescente. Isso o credencia para assumir a secretaria de Segurança Pública de Vitória, para atuar junto com a Polícia Militar, Polícia Civil, integrando com o trabalho da vice-prefeita Capitã Estéfane e, também, com a Polícia Federal para a implantação de um setor de inteligência na Guarda Municipal", assinalou Pazolini.

O futuro secretário colocou como prioridade a integração da Guarda Municipal com as demais forças de segurança pública, mas atuando como protagonista. "Nosso objetivo é pacificar e motivar nossos servidores da Guarda Municipal. Prioridade é integrar a Guarda Municipal aos demais órgãos de segurança pública, equipar e qualificar para torná-la protagonista da segurança pública no município". 

Ruginski afirmou, ainda, que desde o início acompanhou a campanha de Pazolini e participou da elaboração do plano de governo do republicano. "Nosso objetivo sempre foi o mesmo", pontuou. Ruginski e Pazolini entraram juntos na Polícia, em 2007. "Ícaro é da minha turma de formação e também conheceu a Capitã Estéfane ao longo dessa trajetória (na polícia). É alguém da nossa extrema confiança", apontou o prefeito eleito.

Delegado de Polícia Ícaro Ruginski foi o 1º secretário anunciado para a equipe de Lorenzo Pazolini
Pazolini anunciou o nome do delegado de Polícia Ícaro Ruginski, como seu secretário a Prefeitura de Vitória, junto com a vice-prefeita eleita, Capitã Estéfane. (Ana Clara Morais)

O delegado é formado em Direito pela UNIP e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Estácio de Sá.  Na Polícia Civil comandou a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (atual DENARC) e atuou no Núcleo de Repressão às Organizaçãos Criminosas (Nuroc), no Distrito Policial de Jardim Camburi, do Horto e na Delegacia Regional de Vitória. Em 2019, Ruginski fez o curso de formação para Delegado da Polícia Federal.

Na chefia da Superintendência de Polícia Regional Norte, ele esteve em casos de repercussão no Estado este ano, como o da menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio e engravidou, em São Mateus – no qual Pazolini também atuou – e a Operação Caim, realizada para diminuir a criminalidade e o tráfico de drogas no Espírito Santo. Ruginski estava de férias para compor a equipe de transição em Vitória. 

Pazolini adiantou que na próxima semana deve ser oficializado o nome de outros secretários que vão atuar em sua gestão, além do subsecretário que auxiliará Ruginski na Segurança Pública.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais