ASSINE

Delegado é escolhido como secretário de Segurança de Pazolini em Vitória

Prefeito eleito, que é delegado, escolheu o também delegado de Polícia Ícaro Ruginski como secretário municipal de Segurança Pública para a Capital. Ele foi o primeiro nome anunciado por Pazolini

Vitória
Publicado em 11/12/2020 às 16h14
Atualizado em 11/12/2020 às 17h50
Delegado de Polícia Ícaro Ruginski foi o 1º secretário anunciado para a equipe de Lorenzo Pazolini
Delegado de Polícia Ícaro Ruginski foi o 1º secretário anunciado para a equipe de Lorenzo Pazolini. Crédito: Ana Clara Morais

O prefeito eleito de VitóriaLorenzo Pazolini (Republicanos) anunciou, nesta sexta-feira (11), o primeiro nome que vai compor seu secretariado. O delegado de Polícia Ícaro Ruginski será secretário municipal de Segurança Pública da Capital, a partir de 2 de janeiro. Atualmente, ele está na chefia da Superintendência de Polícia Regional Norte.

Ruginski faz parte da equipe de transição de Pazolini e é o primeiro a ter o nome confirmado como secretário. O prefeito eleito, que também é delegado de Polícia, afirmou que a primeira nomeação ser do secretário de Segurança Pública demonstra que a pasta é a prioridade dessa gestão.

Além do prefeito eleito e do futuro secretário, apenas a vice-prefeita eleita, Capitã Estéfane, esteve no anúncio.

"Enquanto o Estado registra altas nos números de violência, a área comandada pelo doutor Ícaro tem uma viés decrescente. Isso o credencia para assumir a secretaria de Segurança Pública de Vitória, para atuar junto com a Polícia Militar, Polícia Civil, integrando com o trabalho da vice-prefeita Capitã Estéfane e, também, com a Polícia Federal para a implantação de um setor de inteligência na Guarda Municipal", assinalou Pazolini.

O futuro secretário colocou como prioridade a integração da Guarda Municipal com as demais forças de segurança pública, mas atuando como protagonista. "Nosso objetivo é pacificar e motivar nossos servidores da Guarda Municipal. Prioridade é integrar a Guarda Municipal aos demais órgãos de segurança pública, equipar e qualificar para torná-la protagonista da segurança pública no município". 

Ruginski afirmou, ainda, que desde o início acompanhou a campanha de Pazolini e participou da elaboração do plano de governo do republicano. "Nosso objetivo sempre foi o mesmo", pontuou. Ruginski e Pazolini entraram juntos na Polícia, em 2007. "Ícaro é da minha turma de formação e também conheceu a Capitã Estéfane ao longo dessa trajetória (na polícia). É alguém da nossa extrema confiança", apontou o prefeito eleito.

Delegado de Polícia Ícaro Ruginski foi o 1º secretário anunciado para a equipe de Lorenzo Pazolini
Pazolini anunciou o nome do delegado de Polícia Ícaro Ruginski, como seu secretário a Prefeitura de Vitória, junto com a vice-prefeita eleita, Capitã Estéfane. Crédito: Ana Clara Morais

O delegado é formado em Direito pela UNIP e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Estácio de Sá.  Na Polícia Civil comandou a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (atual DENARC) e atuou no Núcleo de Repressão às Organizaçãos Criminosas (Nuroc), no Distrito Policial de Jardim Camburi, do Horto e na Delegacia Regional de Vitória. Em 2019, Ruginski fez o curso de formação para Delegado da Polícia Federal.

Na chefia da Superintendência de Polícia Regional Norte, ele esteve em casos de repercussão no Estado este ano, como o da menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio e engravidou, em São Mateus – no qual Pazolini também atuou – e a Operação Caim, realizada para diminuir a criminalidade e o tráfico de drogas no Espírito Santo. Ruginski estava de férias para compor a equipe de transição em Vitória. 

Pazolini adiantou que na próxima semana deve ser oficializado o nome de outros secretários que vão atuar em sua gestão, além do subsecretário que auxiliará Ruginski na Segurança Pública.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.